Vereador Washington Uchôa realiza audiência pública para tratar sobre autismo
Destaques, PRB nos Municípios | setembro 9, 2019 em 2:27 PM
A- A+

Emoção e boas notícias deram o tom da noite na audiência pública realizada pelo vereador pastor Washington Uchôa (Republicanos) na última quarta-feira, dia 4. Com o tema “Os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”, o evento contou com a presença de autoridades, familiares e grupos ligados ao autismo para abordarem o assunto. 

O vereador abriu a audiência agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de ter em um único lugar tantas pessoas envolvidas em um único assunto buscando encontrar soluções e novos projetos para melhorar a qualidade de vida dos autistas e familiares de Volta Redonda.

– Fiz questão de colocar no telão a frase ‘Amar ao Próximo’, pois é disso que o ser humano anda precisando, amor e empatia. Olhar o outro com carinho e tentar se colocar no lugar das outras pessoas. Espero que desta audiência saiam boas ideias – disse o vereador que programou um modelo diferente de audiência pública, onde o público usou o microfone para fazer as perguntas antes mesmo de os componentes da mesa usarem a palavra. “Essa noite é para que a população esclareça suas dúvidas, e não há momento melhor para isso”, salientou o vereador.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, aproveitou a noite para dar uma ótima notícia. Citando a lei federal 12.764 de 27/12/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, onde diz que a pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais, ele disse que irá incluir o símbolo autista nas placas de atendimento prioritário nas secretarias e autarquias da prefeitura.

– Vamos servir de exemplo para a sociedade e fazer valer a lei. Vamos fazer uma campanha para que toda a cidade inclua o símbolo autista nas placas de atendimento prioritário – disse.

Segundo Alfredo, sua vontade é que ainda neste governo consiga criar um centro especializado de referência para atendimento aos autistas.

– Não é uma promessa e sim uma vontade muito grande – disse, emocionado.

Entre os principais questionamentos da população estavam os assuntos referentes à saúde e educação. Uma das mães presentes aproveitou para sugerir que as secretarias se unam, criando um canal direto entre ambas para facilitar o diagnóstico do TEA.

– Vamos lutar para fazer de tudo para ver os direitos dos autistas sendo colocados em prática. Contem comigo e com meu apoio – finalizou o vereador, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal.

Ascom vereador Washington Uchôa

Fotos: Divulgação

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.