Vereador Jaime Alves quer mandato com participação popular em Barra Mansa Republicano diz que desenvolverá projetos de lei e cobrará a execução das mesmas, se aprovadas, e que não foram executadas pela gestão anterior
Destaques, Entrevistas | | Fevereiro 8, 2017 em 12:27 PM
A- A+

Jaime Alves está iniciando um novo mandato como vereador eleito em Barra Mansa, estado do Rio, já que na legislatura passada estava como 1º suplente, tendo a oportunidade de assumir o cargo após o vereador Chris Vieira (PCdoB) ter sido nomeado como secretário de Esporte, Juventude e Lazer. Autor de 28 leis municipais, indicações legislativas e requerimentos de obras e melhorias para todo município, o vereador é bastante conhecido por ter emplacado a Lei 4.121/2013 que obriga as agências bancárias do município a disponibilizarem os guardas-volumes evitando assim constrangimentos aos clientes ao serem barrados nas portas giratórias ao tentar ingressar nas agências. Cheio de projetos, o republicano, que está mergulhado no trabalho, diz que, na atual legislatura, a expectativa é poder atender ao máximo as necessidades do povo de Barra Mansa, e para isso pretende exercer um mandato com a participação popular.

 

Site PRB – No seu dia a dia, quais são as maiores queixas trazidas pela população?

Vereador Jaime Alves – A falta de pavimentação asfáltica para tapar buracos, o desemprego, entre outros problemas abordados.

Site PRB– Há também muitas reclamações referentes à saúde?

Vereador Jaime Alves – Com a crise financeira do Estado e os problemas na gestão municipal anterior, as duas UPAs da cidade foram fechadas e o povo passou a ser atendido pela Santa Casa que ficou sobrecarregada e não consegue atender a demanda dentro de um prazo razoável, deixando muitas pessoas aguardando atendimentos de emergência, os quais eram feitos pelas Upas, por horas. Vários postos estão sem médicos e sem medicamentos. O Governo atual está se empenhando e deve conseguir regularizar a situação nos próximos dois meses.

Site PRB– Outra reclamação refere-se à demanda sobre a procura por creches. Na gestão passada, houve a construção de unidades?

Vereador Jaime Alves- Algumas creches foram construídas na gestão anterior e outras estão em fase de conclusão das obras, mas não poderão ser inauguradas neste ano, porque não foram cadastradas para receber os aportes financeiros do governo federal, para custear a manutenção das mesmas, o que fará que provavelmente sejam inauguradas somente no próximo ano.

“Protocolei novos projetos de lei que já estão tramitando na Câmara Municipal, são projetos voltados a mulheres, estudantes e deficientes físicos.”

Site PRB– O que pretende priorizar em seu mandato como vereador?

Vereador Jaime Alves- Desenvolver novos projetos de lei e cobrar a execução das mesmas que já estão aprovadas e que não foram executadas pela gestão anterior. Também vou exercer a função de fiscalizador do dinheiro público acompanhando de perto o trabalho do Poder Executivo, verificando se o dinheiro do município está sendo corretamente aplicado.

Site PRB– Recentemente o senhor esteve com a secretária de Educação, Flavia de Oliveira, para tratar da execução de leis de sua autoria. A educação no município é uma de suas preocupações?

Vereador Jaime Alves- Eu me reuni com a nova secretária de Educação para solicitar a implantação de três leis de minha autoria voltadas à educação, que é a base da nossa sociedade. Daí a importância em elaborar projetos de lei que ajudem os estudantes a desenvolver ainda mais esse conhecimento.

Site PRB– Como surgiu a ideia do concurso anual de redação?

Vereador Jaime Alves- O primeiro objetivo é despertar nas crianças e adolescentes uma consciência sobre a condição do idoso e sua importância no contexto familiar e na sociedade. O outro objetivo é levar os alunos à prática da redação desenvolvendo as técnicas necessárias ao aprimoramento dos alunos, já que nas provas do ENEM o que mais reprova os candidatos é a redação.

Site PRB– Fale um pouco sobre o projeto do teste vocacional para os alunos do 9º ano? Qual a importância para os estudantes?

Vereador Jaime Alves- A lei que instituiu o teste vocacional tem o objetivo de ajudar os alunos a encontrar o seu melhor talento, já que muitos adolescentes estão indecisos e não sabem qual carreira seguirão. Com o teste, muitos poderão optar por cursar, por exemplo, um curso técnico profissionalizante no próprio Ensino Médio, antes mesmo de ingressarem na faculdade. Desta forma se tornarão profissionais com a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho e até mesmo custearem um curso superior com o salário recebido. Essa lei é importante, pois muitos alunos começam a fazer um determinado curso na faculdade e, depois de alguns semestres cursados, desistem por entenderem que não têm aptidão para aquela carreira perdendo tempo e dinheiro investidos.

Site PRB– O que espera conquistar com a criação da Semana de Conscientização Política de Barra Mansa?

Vereador Jaime Alves- A intenção é aproximar os estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, bem como das diversas secretarias existentes nessas duas instituições públicas. Os estudantes poderão fazer visitas orientadas até os órgãos públicos e ver de perto como funciona a administração pública municipal. Poderão também debater propostas e assim desenvolverem um espírito crítico, ou seja, adquirirem uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores ou candidatos conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade e nosso País.

“Exercerei a função de fiscalizador do dinheiro público acompanhando o trabalho do Poder Executivo, verificando se o dinheiro do município está sendo corretamente aplicado.”

Site PRBÉ direcionada a que série e faixa etária?

Vereador Jaime Alves- A Semana de Conscientização Politica é direcionada aos alunos do ensino fundamental abrangendo principalmente os alunos do 5º ao 9º anos, que geralmente estão na faixa etária dos 11 aos 15 anos de idade.

Site PRBAlém dos jovens e crianças, o senhor tem algum projeto para os idosos?

Vereador Jaime Alves- Sim, sou autor de uma Lei que cria o cartão de estacionamento gratuito para os idosos. A autorização para o estacionamento especial é concedida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. Esse cartão de gratuidade de estacionamento isenta do pagamento da taxa de utilização do espaço público, cobrada por estacionamentos em vias e logradouros públicos, o idoso com idade acima de 60 anos.

Site PRBQual foi o retorno que teve da secretária de Educação para a execução de seus projetos?

Vereador Jaime Alves- A secretária se mostrou muito receptiva e bastante interessada nessas leis e prometeu se empenhar para executá-las. Vou trabalhar junto à Secretária de Educação e também ao prefeito para que essas leis sejam efetivamente executadas nos próximos anos, porque não geram despesas ao município e são extremamente benéficas aos jovens.

Site PRBMais alguma novidade de seu trabalho que possa contar para os nossos internautas?

Vereador Jaime Alves- Protocolei novos projetos de lei que já estão tramitando na Câmara Municipal, são projetos voltados a mulheres, estudantes e deficientes físicos.  Vou trabalhar para implantar projetos, como o da Farmácia Solidária, que demanda baixíssimo investimento de dinheiro público, bastando ter um local apropriado para receber doações de medicamentos e insumos farmacêuticos, como disse inicialmente, sempre contando com a participação popular.

Ascom PRB RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.