“Tenho desempenhado meu papel de fiscalizador da melhor forma possível”
Destaques, Entrevistas | fevereiro 25, 2019 em 11:05 AM
A- A+

 

Em seu segundo mandato, o vereador Washington Uchôa (PRB RJ), tem trabalhado para resolver as demandas da população de Volta Redonda (região Sul Fluminense). É comum vê-lo nos bairros que sofrem com a falta de infraestrutura. Como relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Necessidades Especiais e Idoso, ele está atento às demandas que chegam, com objetivo de tentar encontrar meios de ajudar as pessoas, com projetos e soluções que melhorem a qualidade de vida. Em entrevista ao PRB RJ, ele falou sobre desafios, projetos e trabalho no dia a dia na Câmara Municipal de Volta Redonda.

Entrevista

PRB RJ- A falta de infraestrutura assola muitos bairros de Volta Redonda. De que forma o senhor tem trabalhado para resolver as demandas da população?

Vereador Washington Uchôa- Procuro sempre ir aos bairros da cidade verificar as demandas da população, que são muitas. Vazamento de esgoto, ruas sem acessibilidade, falta de iluminação, capina, enfim. Em seguida sempre procuro a secretaria responsável para pedir uma solução imediata quando o problema é mais simples. Faço sempre também indicações ao prefeito.

PRB RJ- O senhor é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas com Necessidades Especiais e Idoso. Recentemente foi convidado pela Secretaria da Mulher, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), para uma reunião para buscar ajuda para as pessoas portadoras de Mal de Parkinson no município. Como foi este encontro?

Vereador Washington Uchôa – A secretária Dayse Penna soube que uma parcela da população que tem Mal de Parkinson precisa de ajuda. E sabendo da minha luta, procurou-me para tentar encontrar meios de ajudar essas pessoas, com projetos e soluções que melhorem a qualidade de vida delas. Pensamos em uma audiência pública ou um fórum de discussão com profissionais que possam ajudar nessa causa. Espero que, juntos, consigamos desenvolver um projeto no município para ajudar essas pessoas, que não são consideradas pessoas com deficiência física, mas precisam de uma atenção especial, pois muitas têm um grau mais elevado da doença e sofrem, inclusive, com problemas de locomoção.

PRB RJ- A sua luta para que a dupla função dos motoristas de ônibus acabe é constante. O que assegura a Lei 5448, do Executivo, com emenda do vereador, e que avanços o senhor tem tido em relação ao assunto?

Vereador Washington Uchôa – Realmente essa é uma luta que tenho travado desde o início do meu mandato. Estou em constante diálogo com o Sindicato dos Rodoviários de Volta Redonda e agora estou muito feliz com o apoio do deputado federal Antonio Furtado, que também é contra a dupla função e se prontificou em me ajudar nessa causa. A população é contra a dupla função, vários cobradores já perderam seus empregos por conta disso. A dupla função coloca em risco a vida das pessoas e sobrecarrega demais os motoristas. Isso precisa acabar! Essa já é uma realidade em várias cidades do nosso país, e precisa ser também em Volta Redonda.

A Lei Municipal 5.448, que estabelece sanções e multas aplicáveis em decorrência das infrações cometidas por aqueles que explorem o transporte coletivo no município, foi sancionada, e precisa ser colocada em prática, independente de ações das empresas de ônibus.

Na lei, consta uma emenda minha, onde o motorista de ônibus fica proibido, além de sua função de dirigir, de realizar venda e/ou controle dos bilhetes tarifários, no interior dos mesmos, caracterizando dupla função.

PRB RJ- O desemprego é um dos problemas do município, acredita que o Turismo é um diferencial e pode atrair empresas para cidade?

Vereador Washington Uchôa – Com certeza. Mesmo Volta Redonda liderando a geração de empregos no Estado do Rio em 2018, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ainda há muitos desempregados na cidade. Sabemos que o Sul Fluminense é riquíssimo em cultura, e Volta Redonda tem bons atrativos. Acho que o setor, merece sim, ser melhor trabalhado para que novas e mais empresas queiram se instalar aqui. Só quem ganha com isso é a população.

PRB RJ- Outra lei do vereador muito comemorada pela população é a Lei nº 5.436, que concede horário especial para os servidores municipais responsáveis por pessoas com necessidades especiais e que precisam de atenção permanente. O que o motivou a fazer essa lei?

Vereador Washington Uchôa – Uma senhora me procurou dizendo que essa lei existia em outra cidade, e me pediu para que fosse uma realidade em Volta Redonda também. A medida tem como objetivo auxiliar as famílias que têm pessoas com necessidades especiais. A ideia é garantir que os servidores tenham mais disponibilidade para cuidar e dar melhor qualidade de vida aos membros da família com necessidades especiais que, notoriamente, necessitam de mais cuidados e atenção, tanto físico quanto psicológico. Estou muito feliz em ver a lei beneficiando tantas famílias.

PRB RJ- O senhor tem lutado pela redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), tributo recolhido pelos municípios, que é cobrado de empresas e profissionais autônomos, incidindo sobre uma extensa lista de serviços. Qual o seu objetivo em relação à questão?

Vereador Washington Uchôa – Exatamente minha preocupação com a geração de empregos em Volta Redonda e querendo atrair mais empresas para a cidade. Estive já em uma reunião com o chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Leandro Flores, e alguns empresários da cidade, para tratar sobre o assunto. O ISS (Imposto Sobre Serviços) é um tributo recolhido pelos municípios. Cobrado de empresas e profissionais autônomos, o ISS incide sobre uma extensa lista de serviços, que vai desde diversos segmentos da saúde, como médicos, psicólogos e fisioterapeutas, até o transporte e a construção, passando por informática, telemarketing e diversos outros setores.

Hoje, em Volta Redonda, é cobrado 5% de ISS da representação comercial. Minha sugestão é que seja reduzido para 2%. Muitos representantes comerciais acabam pagando esse ISS em cidades vizinhas onde o ISS é mais barato. Somos de Volta Redonda e precisamos aproximar esses empresários da nossa cidade. Esse incentivo é primordial para que novas empresas queiram se instalar em Volta Redonda.

PRB RJ- O governador Wilson Witzel esteve recentemente em Volta Redonda, que resultado positivo trouxe ao município esta visita?

Vereador Washington Uchôa – Essa aproximação com o governo do Estado é muito importante. Ele inaugurou nossa Arena Esportiva e esteve no CIEP que será primeira a escola militar do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Volta Redonda só tem a ganhar!

PRB RJ- No mesmo dia em que o governador estava em Volta Redonda, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, estava no CT João Havelange, em Pinheiral, realizando um café da manhã. Como vê essas parcerias para a região?

Vereador Washington Uchôa – O evento teve como objetivo buscar futuras cooperações e parcerias para o desenvolvimento do interior do estado. Acho que essa questão é importantíssima para o crescimento da nossa região. Eduardo Lopes é um parceiro e, com certeza, será um ganho enorme para os agricultores de nossa região essa abertura de diálogo.

PRB RJ- Pesquisas mostram que cresce o número de estudantes com necessidades especiais. De que forma espera trabalhar, já que há tantas demandas por parte dos pais no município?

Vereador Washington Uchôa – Já realizo um trabalho de fiscalização em escolas de Volta Redonda buscando saber se a instituição de ensino possui acessibilidade, rampas, monitores, banheiros adaptados, intérpretes de libras, enfim, tudo que um estudante com deficiência precisa para se desenvolver em um ambiente escolar. Com esse aumento no número, pretendo intensificar ainda mais essa fiscalização e cobrar da Secretaria de Educação qualidade no ensino e escolas preparadas para receberem esses estudantes. Meu gabinete está sempre de portas abertas, inclusive, para pais de alunos que tenham alguma sugestão a fazer.

PRB RJ- A Lei Municipal nº 5.465, de sua autoria assegura a irmãos vaga no mesmo estabelecimento de ensino da rede pública do município de Volta Redonda. Qual a sua intenção quando criou a Lei e como os pais receberam a notícia?

Vereador Washington Uchôa – Os pais gostaram muito. Recebi o pedido de algumas mães e fiz de tudo para poder ajudar. Sabemos das dificuldades do dia a dia e da correria de pais e responsáveis e, com certeza, essa lei facilita muito a rotina das famílias. Minha intenção foi facilitar realmente a rotina de pais e filhos.

PRB RJ- Como avalia o seu mandato e o que a população pode esperar do seu trabalho como vereador?

Vereador Washington Uchôa – Avalio muito positivamente. Com a ajuda de Deus tenho desempenhado meu papel de fiscalizador da melhor forma possível, fazendo tudo que está ao meu alcance para ajudar a população, que é o mais importante. As pessoas podem esperar de mim muita luta e trabalho, que é o que faço em meu mandato. Busco sempre qualidade de vida para os deficientes e dignidade para os trabalhadores.

Ascom PRB RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.