SNA promove encontro com governador e secretário de Agricultura no Rio
Destaques, Notícias | fevereiro 8, 2019 em 11:02 AM
A- A+

A convite do presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga, o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Eduardo Lopes, se reuniu na tarde desta quinta-feira (07) em um almoço com o governador Wilson Witzel, diretores da instituição e representantes do agronegócio para conhecerem as novas propostas e metas em prol da revitalização econômica do estado do Rio de Janeiro e a importância de investimentos e parcerias para alavancar o setor de agropecuária, pesca e aquicultura.

Antonio Alvarenga fez uma breve apresentação da diretoria da SNA e disse que os esforços devem estar concentrados “para tirar o estado da calamidade generalizada em que se encontra”: “O estado do Rio de Janeiro está numa situação muito difícil, mas nosso trabalho é tentar melhorar esse quadro. Acreditamos que, juntos, iremos trazer mudanças relevantes para a recuperação estadual, em particular ao agronegócio”, comentou.

O governador Witzel fez um breve levantamento da situação caótica do Rio, do que já está sendo realizado e pediu o empenho de todos os participantes para a concretização dos objetivos e metas de seu governo.

“O que estamos assistindo é o retrato do abandono de décadas, mas não podemos olhar para trás. É fundamental que evitemos os erros passados e comecemos a acertar em todos os municípios. O comprometimento tem que ser de todos, vamos trabalhar para elevar o PIB estadual dos 3% para 10%, mas sem o apoio dos grandes proprietários de terra não iremos atingir esta meta”, alertou.

“Temos que investir na produção agrícola, buscar soluções viáveis para que os municípios produzam mais no segmento, com a compreensão dos proprietários rurais e incrementando a agricultura familiar”, declarou o governador.

Witzel destacou a presença de interesse da China em revitalizar a economia do estado: “A China e a Rússia são compradores em potencial, não podemos fechar os olhos a esta realidade. Precisamos buscar recursos, inclusive, de fundos internacionais, para revitalizar estradas para escoamento da produção, investir nos aeroportos e portos, avalizar nossa economia”, pontuou.

Honrado em participar do encontro, o secretário Eduardo Lopes se comprometeu em fazer todo o esforço para a real recuperação do Rio de Janeiro, em particular, nos setores agrícola, pecuário, pesqueiro, de aquicultura e abastecimento fluminenses.

“Estamos com muitas ideias para pô-las em prática, queremos aprimorar a legislação existente e criar novas, porque precisamos repensar questões importantes, como a tributação em nosso estado. O Rio de Janeiro tem números que precisam ser alterados. Hoje, nós importamos de outros estados 70% dos alimentos que são consumidos. Com as experiências que adquiri enquanto deputado federal, senador e ministro da Pesca e Aquicultura, percebi o quanto o Rio tem de potencial”, frisou Lopes. E revelou o apoio da FAO para a criação de um plano importante para o setor.

“Quero me colocar à disposição de todos os representantes do setor do agronegócio para que, juntos, possamos tornar o Rio de Janeiro economicamente viável. Estamos trabalhando com as nossas empresas vinculadas e a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – a criação do Plano Estadual de Desenvolvimento do Agronegócio, em que iremos atuar para alavancar a economia. O nosso estado, o nosso povo merece dias melhores”, concluiu.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.