Sessão solene na Câmara celebra os 14 anos do Republicanos
Destaques, Notícias | agosto 23, 2019 em 12:06 PM
A- A+

A Câmara dos Deputados promoveu, nesta quinta-feira (22), sessão solene em homenagem ao aniversário de fundação do Republicanos, que completa 14 anos no domingo, dia 25 de agosto. O evento reuniu lideranças políticas, autoridades, filiados, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos e representantes dos movimentos Jovens Republicanos e Mulheres Republicanas de todo o país em uma grande festa no Plenário Ulysses Guimarães. 

A abertura da solenidade foi marcada pela apresentação de um vídeo institucional com o panorama de crescimento e os principais momentos que marcaram a história da legenda. Em outro vídeo, o presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), que não pôde estar presente em função de uma missão oficial à Rússia, externou a felicidade em fazer parte da história e do crescimento do Republicanos, único partido que manteve crescimento contínuo desde a sua fundação. “Eu quero externar para todos vocês a minha felicidade de estar aqui, me dirigindo a vocês, pela passagem do 14º aniversário do nosso partido. São 14 anos de muita luta, mas também de vitórias, 14 anos de crescimento constante. Vamos continuar trabalhando em prol do Brasil e do republicanismo nesta nação”, comentou.

Presente ao evento, o ex-deputado federal Vitor Paulo lembrou dos desafios para a criação da legenda, quando ainda exercia a presidência do Republicanos, de 2005 a 2011. “Viajamos o Brasil inteiro, foi uma grande luta, e todos aqui participaram, em maior ou menor grau”, comentou ele, que atualmente é secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal.

Os momentos que marcaram esse período foram ratificados pela deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) e secretária nacional do Mulheres Republicanas. “Tive a oportunidade de ir de porta em porta, colher a assinatura e levar uma proposta de inovação e renovação política para a população”, contou a parlamentar, ao frisar que a sigla sempre procurou expressar o real sentido do que é ser republicano: cuidar da vida pública, valorizar o cidadão, reconhecer a contribuição dos brasileiros por meio dos impostos e aplicar bem esses recursos para a prestação de serviços de qualidade. “O Republicanos tem feito isso ao longo desses 14 anos de história”, acrescentou.

A liderança de Marcos Pereira foi exaltada pelo vice-presidente nacional da legenda e presidente do Republicanos Bahia, o deputado federal Márcio Marinho. “Desde quando assumiu a presidência do Republicanos, Marcos Pereira tornou-se uma referência na condução da nossa jovem agremiação, cujo inegável sucesso é uma realidade na política brasileira”, disse. Marinho comentou, ainda, sobre o novo momento do Republicanos no cenário político brasileiro: liberal na economia e conservador nos costumes. “A posição do Republicanos é da defesa do conservadorismo: de costumes, da família tradicional, da liberdade econômica, da livre iniciativa e do desenvolvimento e adoção de novas tecnologias na transformação da sociedade”, completou.

Márcio Marinho também citou a força do movimento Mulheres Republicanas. “As mulheres, aliás, são uma força incomensurável no Republicanos. O intenso trabalho de parcerias e mobilizações realizado pela sigla é para que, a cada dia, mais mulheres participem da vida política e partidária nacional”, afirmou.

O deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR), proponente da solenidade, falou do novo momento para a legenda. “O Republicanos foi o partido que mais cresceu na época moderna da política brasileira. Em 2006, por exemplo, elegeu um deputado federal. Em 2010, foram eleitos oito deputados federais. Já em 2014, foram 21 republicanos eleitos para a Câmara dos Deputados. Nas Eleições 2018, o número aumentou para 30 deputados federais. É o partido de maior ascensão. Existe a desilusão de partidarismos de siglas políticas, que buscam interesses e a população não se agrada. Em nós, Republicanos, a população tem aquilo que almeja, por isso crescemos e vamos continuar nesse ritmo. O partido, a cada eleição, passa a solidificar ainda mais como uma agremiação que ouve a população e os seus anseios”, frisou.

Também presente à cerimônia, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) afirmou que Roraima faz parte da projeção de crescimento da sigla no cenário político. “O Republicanos Roraimatem contribuído significativamente para o avanço da sigla. Em 2010, tínhamos apenas um deputado federal e um estadual. Em 2014, além de manter a nossa cadeira na Câmara dos Deputados, conseguimos eleger mais dois deputados estaduais. Em 2018, repetimos o feito, elegemos três deputados estaduais, mantivemos a cadeira de deputado federal e ganhamos espaço no Senado Federal com a minha eleição. No âmbito municipal, em 2012, elegemos 12 vereadores. Já em 2016, foram 22 vereadores, dois prefeitos e dois vice-prefeitos. Estamos nos preparando para os próximos pleitos eleitorais e novamente vamos contribuir ainda mais com o crescimento do partido”, disse.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou que a sigla sempre buscou atender aos interesses do povo brasileiro. “O partido começou em 2005 e, naquela ocasião, o vice-presidente da República, José Alencar, teve um gesto que marcou a nossa história. Ele saiu de um partido grande, arriscando não ser mais o vice-presidente na eleição, e veio para um partido que não tinha ninguém. Também fiz o mesmo, eu era líder de uma legenda e a deixei para ingressar no Republicanos. Normalmente, os políticos saem de legendas pequenas para grandes e não o inverso. Todos conspiraram contra nós, mas na vida, temos que decidir a quem seguir: ou aos nossos interesses ou à instituição. Entre nós, o que vale é a nossa instituição, é o nosso partido e os nossos interesses são subordinados a esse interesse maior que é o nosso país, pois quando a gente não estiver mais aqui, o Republicanos vai continuar construindo o Brasil”, completou.

História

história do Republicanos teve início em 2005, com a criação do Partido Municipalista Renovador (PMR). No mesmo ano, o então vice-presidente da República, José Alencar, filiou-se à legenda e sugeriu a mudança do nome da sigla para Partido Republicano Brasileiro (PRB), sendo a sugestão acatada em Convenção Nacional e homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2016. Em outubro do mesmo ano, a legenda disputou sua primeira eleição e elegeu um deputado federal; três deputados estaduais; e o vice-presidente da República e, desde então, cresceu em todas as eleições que disputou.

Crescimento nas urnas

Nas Eleições 2008, a sigla contou com o apoio de 3.855.559 milhões de votos em todo o Brasil e elegeu 54 prefeitos, 30 vice-prefeitos e 780 vereadores. Nas Eleições 2010, a sigla elegeu o seu primeiro senador, oito deputados federais e 18 deputados estaduais/distrital. Já nas Eleições 2014, foram eleitos 21 deputados federais e 33 deputados estaduais/distrital. Nas Eleições 2016, a sigla continuou a crescer e elegeu 106 prefeitos, 1.618 vereadores e 148 vice-prefeitos. Nas Eleições 2018, o Republicanos tornou-se a oitava força na Câmara dos Deputados ao conseguir o apoio de mais de 10 milhões de eleitores nas urnas, elegendo 30 deputados federais, 42 deputados estaduais/distritais, um senador da República e um vice-governador.

Desde 2011, o Republicanos está sob a liderança do presidente nacional e vice-presidente da Câmara e do Congresso Nacional, deputado federal Marcos Pereira (SP).

Mudança de nome de PRB para Republicanos

No último dia 15 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chancelou a mudança de nome do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos. A alteração havia sido decidida em Convenção Nacional, realizada em 7 de maio, em Brasília, e agora aprovada pela Justiça Eleitoral. Além da nomenclatura, o partido passou por uma reformulação completa, consolidando a posição como uma sigla conservadora nos costumes e liberal na economia.

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara, especial para a Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Douglas Gomes

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.