Senador Eduardo Lopes visita Quilombo da Rasa, em Búzios
Senador Eduardo Lopes visita Quilombo da Rasa, em Búzios Ele foi recepcionado pela matriarca, dona Eva, de 108 anos
Destaques, Eduardo Lopes, Parlamentares em Ação | junho 5, 2018 em 1:26 PM
A- A+

Ele foi recepcionado pela matriarca, dona Eva, de 108 anos

O senador Eduardo Lopes visitou, no último sábado (2), o Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios, localizado na Região dos Lagos, área quilombola reconhecida em 2005 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Fundação Palmares.

No local, o senador conheceu os moradores descendentes de escravos que, por meio da resistência, mantêm vivas algumas tradições da cultura africana. A matriarca do quilombo, dona Eva Maria Oliveira, de 108 anos, é a moradora mais antiga. Neta de escravos, mãe de 12 filhos, com bisnetos e tataranetos, ela contou que vive feliz no local e que adora conversar e recordar a sua infância.

“No meu tempo, a gente brincava de ciranda, pulava a fogueira e dançava. Eu gosto muito de conversar, faço minha ginástica e costuro. Deus é muito bom para mim”, contou dona Eva ao senador Eduardo Lopes.

Reunido com os moradores, ele ouviu as reivindicações do grupo quilombola, entre elas o pedido de ajuda para a construção da sede da Associação Quilombola, onde serão realizadas ações sociais, cursos e outras importantes atividades.

Durante a visita, o senador também conheceu um dos responsáveis pela emancipação do município de Búzios, Valdir Oliveira, filho caçula de dona Eva.

“Em primeiro lugar, foi um prazer conhecer a dona Eva, esta matriarca forte, saudável e lúcida, apesar da idade avançada. Hoje tomei um banho de história, ouvimos os acontecimentos de pessoas que participaram da história do município, como o Valdir.

Quanto às solicitações, já acionei o meu gabinete e vamos analisar como poderemos atender a demanda da construção da sede da associação, a qual sugeri que se chame ‘Associação Quilombola Eva Maria’, em homenagem justa a esta mulher que doou sua vida em prol desta comunidade”, ressaltou o senador Eduardo Lopes.

Participaram da visita ao Quilombo da Rasa o presidente do PRB em Búzios, Alexandre Martins, os coordenadores políticos Monteiro de Jesus e Marcão, o assessor político Jair Santos, o produtor cultural, Pedro Cartola e alguns políticos da região.

Ascom PRB RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.