Sede do PRB é inaugurada no Rio de Janeiro
Fundação Republicana Brasileira | junho 15, 2013 em 8:50 PM
A- A+

Foi inaugurada em junho de 2009, às 8hs, no Rio de Janeiro a Sede da Fundação Republicana Brasileira pelo presidente da Fundação Republicana Brasileira, jornalista Vitor Paulo. Na ocasião aconteceu o I curso de formação política.

Além de Vitor Paulo, estiveram presente para ministrar o curso, professor Leonardo Barreto, cientista político e coordenador acadêmico da Fundação Republicana Brasileira/DF; o professor Márcio Vieira, coordenador acadêmico da Fundação Republicana Brasileira/RJ e diretor do CEPJUS (Centro de Estudos Políticos, Jurídicos e Sociais); e o professor Marcelos Martins, diretor da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais ABRAJUR. Partidos políticos, republicanismo, fundamentos de direito e administração pública, bem como reforma política no Brasil, forma os temas expostos pelos palestrantes.

De acordo Vitor Paulo, a base da reforma política no Brasil é o respeito pela vida pública. “O partido político é uma organização social a qual tem responsabilidade de conquistar e influenciar; quando se define papel político, se define conquista e influência. Quanto maior o partido, maior a influência”, afirma.

“O Partido Republicano Brasileiro nasce forte para fazer história no Brasil e foi segundo o vice-presidente da República José Alencar, criado para defender um conceito integral de cidadania. O principal desafio do poder político deve ser universalizar as condições de cidadania a toda sociedade, respeitando as liberdades individuais e apostando na formação humanista para a construção da civilização brasileira”, diz o presidente Vitor Paulo.

Segundo o cientista político Leonardo Barreto, a tradição do republicanismo se baseia na idéia de virtude e está ligada à abnegação, significando abrir mão de interesses privados em prol dos interesses coletivos. “É um desafio muito forte falar sobre política, pois a política no Brasil é uma atividade extremamente marginalizada; os escândalos éticos confundem a política como algo sujo”, afirma.

Para o professor Marcelos Martins, o direito privado visa atender o direito particular e se alguém pretender fazer uma obra perfeita será difícil saber por onde começar. “O direito administrativo é o conjunto de normas que regulam a atividade da Administração Pública na sua tarefa de assumir os serviços necessários à promoção do bem comum”, enfatiza.

O coordenador acadêmico da Fundação Republicana Brasileira/RJ, Márcio Vieira, afirma que as reformas políticas no Brasil não estão limitadas às mutações de cunho eleitoral e devem fortalecer a democracia participativa no país.

De acordo com o vereador João Mendes de Jesus (PRB/RJ), o curso foi excelente, pois passou a entender melhor sobre princípios políticos. “O presidente Vitor Paulo está de parabéns pela iniciativa deste curso com o qual aprendi muito sobre as questões republicanas”, afirma.

Coordenadores e vice-coordenadores dos 19 núcleos da Fundação Republicana Brasileira, representantes e militantes comunitários e parlamentares estiveram presentes entre mais de 270 pessoas que fizeram parte da história da Fundação/RJ.

Assessoria de Imprensa PRB/RJ
Colaboração: Júnior Laurindo

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.