Secretário Marcos Jaron trabalha pelo crescimento em Teresópolis
Entrevistas | abril 11, 2019 em 11:09 AM
A- A+

 O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda e Economia Solidária em Teresópolis, Marcos Jaron, é um homem voltado às causas sociais. Sempre teve interesse pela área social na qual trabalha há 11anos. Nascido e criado no município, foi presidente do Rotary por duas vezes, secretário de Trabalho em 2010, coordenador de Relações de Trabalho da Secretaria de Trabalho do Estado em 2012, responsável pela Inserção de jovens nas Upps, pela Prefeitura do Rio. Ele foi ainda ouvidor federal do INPI até junho de 2018.

Em entrevista, Jaron, que é presidente municipal do PRB em Teresópolis, conta como está desenvolvendo o trabalho e projetos que impactarão positivamente na vida da população.  

PRB RJ- Atualmente você desempenha a função de secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda e Economia Solidária em Teresópolis, como está o seu trabalho?

Marcos Jaron – Assumimos a cidade com grande instabilidade política e uma grande crise financeira, Teresópolis estava em última colocação no IGD e em seis meses de busca ativa em ações integradas com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, o município passou a ser a terceira melhor cidade no índice de gestão descentralizada, sendo, inclusive, elogiada pelo estado.

Na Secretaria de trabalho, onde fiquei até dezembro de 2018, saímos também das últimas posições de empregabilidade para a 3ª melhor do estado. Muito trabalho ainda está por vir, mas com empenho e comprometimento de toda a nova gestão do prefeito Vinicius Clausem, Teresópolis está virando a página e escrevendo um novo caminho para a nossa querida cidade.

PRB RJ- Como secretário, você visita muitas regiões, conhece a realidade da população. Qual são as principais demandas no município?

Marcos Jaron – Visitamos constantemente os bairros e distritos, fazemos um trabalho muito próximo à população que, por muitos anos, viveu um total descaso da política pública, população com grande necessidade de moradia social, falta de alimentos, com grande déficit habitacional. Conseguimos fazer um levantamento da realidade, estamos trabalhando em parceria com as secretarias das Cidades e da Habitação do estado, construindo parcerias para atendimento digno e respeitoso à população carente. Solicitei também ajuda do Ceasa para a distribuição de alimentos para os mais necessitados e estamos aguardando a resposta.

PRB RJ- Quais são as metas do seu trabalho, destaque um projeto em que tem trabalhado?

Marcos Jaron – A principal meta do nosso trabalho é conquistar moradias dignas para a população carente, projetos de profissionalização em conjuntos com os centro de referência social (CRAS), ações socioambientais e atendimento no interior com o CRAS volante, que pretendemos implementar no segundo semestre de 2019.

PRB RJ- Você esteve recentemente com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Eduardo Lopes, o que ficou acertado durante a visita? A Seappa poderá dar aporte, colaborar com o seu trabalho?

Marcos Jaron – A Seappa, através do secretário Eduardo Lopes, irá disponibilizar patrulha mecanizada, apoio para o nosso laboratório de pesquisas agrícolas, para o projeto Reurb; liberação junto ao Ceasa de alimentos para a população de extrema pobreza.

PRB RJ- O governador Wilson Witzel tem apoiado o trabalho da Secretaria de Agricultura/Seappa, ele sempre enfatiza que o trabalho focado no interior fará com que o Estado venha sair da crise (uma herança deixada pelas gestões anteriores). Acredita que realmente tornar os municípios prósperos é uma das saídas para virar o jogo?

Marcos Jaron – O governador Wilson Witzel, junto com o secretário da Seappa, Eduardo Lopes, têm valorizado o interior do estado, reconhecendo as nossas potencialidades e fortalecendo as parcerias.

Ascom PRB RJ / Tharcia Duarte

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.