Secretário da Pesca, Vicenildo Medeiros, faz balanço da II Semana Municipal do Peixe em São Gonçalo
Secretário da Pesca, Vicenildo Medeiros, faz balanço da II Semana Municipal do Peixe em São Gonçalo
Notícias | outubro 9, 2015 em 11:33 AM
A- A+

12074529_894451707312139_2893492575334051258_n

A II Semana Municipal do Peixe, realizada no município de São Gonçalo, no Rio, que teve como tema “O Peixe ao Alcance de Todos”, foi encerrada na última sexta-feira (2). Após uma maratona de eventos realizados pela Secretaria Municipal de Pesca (SEMPESCA), ficou decidido que o fechamento seria com um curso de capacitação para 100 merendeiras da rede municipal e 20 pescadores artesanais que assistiram à palestra “Manuseio e boas práticas do pescado”.

 O evento aconteceu no Auditório de Multimeios, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em parceria com a Secretaria de Educação de São Gonçalo. Jaqueline Coutinho, coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar, e o professor Marcos Albuquerque, da chefia de gabinete, representaram a professora Vaneli Chaves, secretária Municipal de Educação.

O secretário da Pesca, Vicenildo Medeiros, fez a entrega de certificados do curso aos profissionais e, na ocasião, falou sobre a importância da capacitação de cada um para o crescimento profissional. Segundo o republicano, o sucesso do evento,também realizado em 2014, motivou a sua inclusão, este ano, na Agenda Oficial do Município: “Creio que esta inciativa é muito importante porque a Semana Municipal do Peixe tem como objetivo promover iniciativas públicas e privadas em torno do pescado em nossa cidade”, conclui.

Pescado inserido na merenda escolar

 IMG_1210

As escolas municipais foram beneficiadas, o pescado foi incluído na merenda de 14 unidades escolares. Os primeiros que receberam a novidade no cardápio foram os alunos da Escola Municipal Mentor Couto, com as presenças do prefeito Neilton Mulim, da secretária municipal da educação, Vaneli Chaves, entre outras autoridades. No total, foram utilizadas 80 caixas de pescado no preparo das refeições servidas aos 9.568 alunos, o que representa 20% dos alunos da rede municipal.

“Vale ressaltar que não houve custo para o erário público. A empresa Camil Alimentos, que também participou da I Semana Municipal do Peixe, em 2014, quando houve a participação do então ministro da Pesca e Aqüicultura, Eduardo Lopes, realizou doações este ano também”, destacou o secretário, afirmando que uma pesquisa realizada entre alunos, professores, diretores e merendeiras mostrou que o grau de satisfação da inserção do peixe na merenda escolar obteve mais de 70% de aprovação.

Esclarecimentos para pescadores

Durante a semana de eventos, houve a palestra sobre cooperativismo realizada pelo professor Michel Ribas, no Centro Vocacional Tecnológico da Pesca (CVT), com a participação da equipe da SEMPESCA, com o presidente da Colônia de Pesca de São Gonçalo, Juan Gringo, e mais 25 pescadores e lideranças locais, no Gradim. No auditório da SMDS, foi também promovida pela Superintendência Federal da Pesca do Rio de Janeiro uma palestra sobre a carteira de pescador profissional, com a participação de 15 pescadores, além da equipe da SEMPESCA.

Por Rodrigo Da Matta

ASCOM Secretaria da Pesca

Fotos cedidas                

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.