Reforma Política entra na pauta do Republicanos
Destaques, Notícias | fevereiro 12, 2020 em 11:49 AM
A- A+

O Republicanos iniciou, nesta terça-feira (11), um ciclo de debates para formulação de propostas para a Reforma Política que valerá para as eleições de 2022. O evento contou com a parceria da Fundação Republicana Brasileira (FRB). O objetivo é apresentar ao Congresso Nacional um projeto consistente para corrigir os problemas na legislação e tornar o processo eleitoral mais justo e consistente, com uma ampla reforma política para o país.

O Fórum de Discussão da Reforma Política foi realizado na sede nacional do Republicanos e contou com a participação dos membros da Executiva Nacional do partido, Evandro Garla, Renato Junqueira e Mauro Silva, de servidores da Liderança do partido na Câmara, dos cientistas políticos Leonardo Barreto e Fábio Vidal, e de outras lideranças republicanas. Eles debateram o histórico das reformas políticas e as propostas já discutidas no Congresso.

Os participantes defenderam que o tema deve envolver a população e, por isso, não pode ser promovido apenas em 2021, ou seja, um ano antes da eleição. Na avaliação de Renato Junqueira, é preciso estudar o tema com o detalhamento necessário para construir uma proposta consistente.

“O debate que iniciamos hoje, convidando especialistas, técnicos, cientistas políticos, será importante para construir uma ferramenta, um documento sólido, robusto e com foco não apenas nas próximas eleições, mas nas próximas gerações”, afirmou o coordenador da Comissão Interna da Reforma Política, Renato Junqueira.

O deputado federal Silvio Costa Filho (PE) frisou que o grupo vai apresentar uma proposta ainda no primeiro semestre, com o objetivo de “ajudar o Brasil com uma reforma política séria, que contribua com a valorização do processo democrático e, sobretudo, fortaleça as instituições do país”, afirmou o republicano.

A próxima reunião da Comissão Interna já ficou Marcada para o próximo dia 3 de março, na sede nacional do partido, em Brasília. Caberá ao colegiado preparar um documento com estudos aprofundados sobre os sistemas eleitorais de outros países, modelos de financiamento de campanha, e todas as propostas que tramitam na Câmara e no Senado sobre o tema. Após concluídos, esses estudos serão levados para debate na Executiva Nacional do partido.

Sobre a Fórum

O Fórum de Discussão da Reforma Política foi criado pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), na última reunião do Conselho Republicano, realizada no dia 2 de fevereiro. O grupo é formado por membros da Executiva Nacional, cientistas políticas, servidores da Liderança do partido na Câmara e jornalistas que trabalham na comunicação do partido.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Fotos: Carlos Gonzaga e Yuri Saad

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.