Projeto de Carlos Macedo institui semana de prevenção contra doenças de pele PL foi aprovado em segunda discussão e segue para sanção ou veto do governador do Rio de Janeiro

​ ​

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (​19/12), o novo projeto de lei nº 2325/2017, do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que cria a Semana Estadual de Conscientização do Uso do Filtro Solar e a divulgação de doenças causadas pela exposição excessiva aos raios solares. A semana se realizará, anualmente, na última semana do mês de setembro.

O projeto se baseia nos dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), onde apontam que doenças como o câncer de pele têm aumentado gradativamente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), espera-se uma média de 370 casos por 100 mil habitantes no estado do Rio de Janeiro até o fim deste ano.
“A criação de um programa incisivo de conscientização da necessidade do uso do filtro solar durante todo o ano, além de alertar para os diversos tipos de efeitos que a exposição contínua aos raios solares, sem a devida proteção, podem acarretar, também vai contribuir para a redução da procura por atendimentos médicos, principalmente no verão, e aliviar o sistema público de saúde, que já se encontra tão inchado”, afirmou Carlos Macedo.

Segundo a proposição, repartições e órgãos públicos, estações de transporte de massa, estabelecimentos de ensino e áreas com grande apelo turístico, deverão disponibilizar informações sobre os efeitos do excesso de exposição aos raios solares e a importância das devidas precauções. A divulgação ficará por conta da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

“Pesquisas estimam que cerca de seis milhões de brasileiros não fazem a devida prevenção contra os raios ultravioleta tipos UVA e UVB. Esse descuido pode acarretar, não apenas queimaduras e envelhecimento precoce, mas também doenças mais graves como problemas visuais, herpes, câncer de pele, entre outras enfermidades”, alertou o parlamentar, ressaltando que a prevenção sempre trará benefícios.
“Temos que estar cientes de que pequenos atos de prevenção, que parecem simples e até mesmo dispensáveis, irão nos livrar de enormes problemas mais à frente, muitos deles irremediáveis”, concluiu.

O projeto foi aprovado em segunda discussão e seguirá para a redação final e apreciação do governador do Rio, que decidirá pela sanção ou veto da matéria.

Por: Ascom Carlos Macedo.
​Foto: Mariana Ramos.​

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.