Programa ‘Planejando a Gravidez’ amplia acesso a métodos anticoncepcionais na rede de saúde municipal
Destaques, PRB nos Municípios | maio 10, 2019 em 3:24 PM
A- A+

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta quinta-feira, 9 de maio, no Palácio da Cidade, o programa de planejamento familiar ‘Planejando a gravidez’. A medida facilita o acesso a métodos contraceptivos na rede municipal de Saúde.

– Esse programa é muito importante. No Rio de Janeiro, na rede municipal, nascem mais de 50 mil crianças, e metade, segundo pesquisa feita pela Prefeitura, é de gravidez não planejada. Então temos mais ou menos de 25 mil a 30 mil crianças cujas mães não têm condições melhores para criar o neném. Agora temos todos os métodos contraceptivos disponíveis para a população. E, no ano passado, operamos mil homens em cirurgia de vasectomia. Zeramos a fila, e o programa continua. É fundamental que os métodos contraceptivos sejam popularizados, e esse é o esforço que estamos fazendo hoje, para evitar gravidez indesejada – explicou Crivella.

As ações de planejamento familiar são oferecidas na Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). As famílias têm acesso aos diferentes métodos contraceptivos – pílula anticoncepcional, anticoncepcional injetável, o dispositivo intrauterino (DIU) e os naturais, como o Billings (baseado nos ciclos de fertilidade feminina) – e escolhem o de sua preferência. Também estão disponíveis a camisinha masculina e a feminina, que, além de evitar a gravidez, previnem as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como Aids e sífilis.

– O projeto ‘Planejando a gravidez’, idealizado pelo prefeito Marcelo Crivella, vem ao encontro de uma demanda de mulheres que ainda não têm acesso nem informações suficientes para planejar sua gravidez. Esse projeto pode impactar em indicadores de saúde de grande importância, como a incidência de gravidez na adolescência e a taxa de mortalidade materna-infantil – destacou a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Para ter acesso ao ‘Planejando a Gravidez’, basta procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde. Não há burocracia. Um dos métodos mais eficazes é o DIU de cobre. Nos últimos três anos, a Secretaria Municipal de Saúde fez a inserção de DIU em 12.375 mulheres. Desse total, 3.065 foram em 2016, 4.729 em 2017, e 3.699 em 2018 (sendo 882 no programa de Risco Reprodutivo das maternidades).

EQUIPES DE SAÚDE TREINADAS

Além do objetivo de ampliar o acesso da população aos mais variados métodos, a Prefeitura investe em treinamentos e reciclagem para os profissionais da Atenção Básica. No dia 30 de março, mais de 100 servidores participaram do curso ‘Planejamento Familiar pelo método Natural de Billings’, realizado das 9h às 16h no auditório do Hospital Municipal Souza Aguiar. Outro treinamento acontecerá no próximo dia 18, quando os profissionais vão passar por um curso de atualização sobre a inserção de DIU, método considerado eficaz e de longa duração.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.