“Problemas não são exclusividade de Arraial do Cabo, que está com as contas em dia”, diz o prefeito Renatinho Vianna
Destaques, Entrevistas | setembro 24, 2019 em 12:28 PM
A- A+

O prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) tem em suas mãos a gestão de Arraial do Cabo, município paradisíaco, situado na Região dos Lagos, conhecido internacionalmente pela beleza, mas que tem muitos problemas, sendo um deles a preservação. Administrar A cidade tem sido um desafio, mas ele segue buscando ajuda para obter resultados. Os cabistas, segundo o prefeito podem confiar: “Estamos trabalhando, tenho certeza que dias melhores virão e muitas coisas boas e positivas estão por vir. No fim do nosso legado, nós vamos deixar conquistas concretas para a nossa cidade.

Entrevista

Republicanos RJ – Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE , Arraial do Cabo, na Região dos Lagos tem o número estimado, em 2019, de 30 mil habitantes e recebe muitos visitantes, por ser um município paradisíaco. Quais são os serviços que a prefeitura realiza para proteger as belezas naturais?

Prefeito Renatinho Vianna – Arraial do Cabo vive um ‘boom’, além dos moradores, que segundo o IBGE, em 2019, totalizam 30 mil habitantes. Discordamos e acreditamos que o número é em torno de 35 mil habitantes. Não há mais aquela sazonalidade, o movimento é constante, o ano todo.

Para proteção do meio ambiente, nós temos a guarda ambiental e marítima, fazemos o que está ao nosso alcance em termos de fiscalização.  Aqui também é uma reserva Extrativista Federal. Existe a área do Parque Estadual da Costa do Sol, que abrange os distritos, principalmente, e cabe a essa fiscalização aos gestores do parque. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no caso, em gerencia do Governo do Estado. São feitos relatórios no município e encaminhamos aos órgãos competentes.

Estamos trabalhando para implantação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que não é a solução dos problemas, mas uma compensação, em relação ao turismo. O ônus que o turismo em massa deixa para o município. Estamos seguindo os trâmites legais, temos exemplos, que em outras cidades onde foi implantada, a TPA e houve êxito.

Temos que buscar cada vez mais instrumentos de proteção, para que Arraial mantenha essa visibilidade que está tendo nacionalmente e internacionalmente, mas é fundamental preservar o patrimônio natural que nós temos.

Republicanos RJ – O senhor tem buscado recursos em emendas para Arraial do Cabo em Brasília, inclusive esteve recentemente na capital federal com este objetivo. Como foi a receptividade? Quais são as maiores dificuldades do município?  

Prefeito Renatinho Vianna – Esta luta em Brasília é desde o nosso primeiro dia de mandato, somos sempre bem recebidos, temos êxito em muitos trabalhos, e em outras coisas nem tanto, mas faz parte do processo.  A maior dificuldade, como outros municípios, é a questão da Saúde. Temos um Hospital Geral Municipal, que acaba absorvendo pessoas de outros municípios do entorno, que muitas vezes, não têm atendimento.  O nosso hospital está de portas abertas, contamos com várias especialidades. Fazer Saúde Pública não é fácil, mas nós estamos nos empenhando ao máximo.  O objetivo de nossa gestão é humanizar e dar melhor qualidade ao atendimento.

Republicanos RJ – Como o senhor enfrenta as críticas em relação ao seu mandato?

Prefeito Renatinho Vianna – Atravessamos em nossa gestão, a maior crise que o país já enfrentou e o Estado, nem se fala! Houve reflexos nas contas dos municípios. Temos trabalhado, matando um leão por dia, aguentando as pancadas e as críticas, mas de cabeça erguida com a certeza que estamos fazendo a coisa certa. Ser prefeito de cidade pequena é difícil, ao contrario do que muitos acham. O contato diário, a cobrança diária, todos conhecem todos. Todos têm problemas, não é exclusividade de nosso município, mas Arraial do Cabo está com as contas em dia, com investimentos acontecendo. Há comprometimento da receita por compromissos assumidos com gestões anteriores, mas vamos trabalhando e levando.

Republicanos RJ – O Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) está em obra, para ampliação e modernização. Quais benefícios trará essa revitalização ao município?

Prefeito Renatinho Vianna – Nós temos uma cidade com mais de 30 mil habitantes e mais de 80 mil prontuários, porque se absorve pessoas de outras cidades ao redor, inclusive de cidades distantes também. Nós temos um Hospital Geral Municipal com várias especialidades, somos um hospital de portas abertas como tem que ser, conforme a lei determina. 

O objetivo da reforma nessa primeira etapa é humanizar o atendimento, dar condições de trabalho para os profissionais, melhor atendimento para a população. Essa é apenas uma etapa de muitas que estão porvir. Continuamos na busca pelo atendimento de excelência, não é fácil!

Republicanos RJ – A sua campanha se caracterizou por reunir grupos, pessoas em residências, bairros e até hoje em suas redes sociais, percebe-se a receptividade. Também é muito comum vê-lo cercado por eleitores. É empatia, acreditam em seu projeto político? 

Prefeito Renatinho Vianna – Com certeza. Apesar de todos os problemas, em todas das ocasiões, reuniões e visitas que fazemos, principalmente na casa dos cidadãos de bem da nossa cidade, somos bem recebidos. Eles entendem e enxergam a nossa luta, que não tem sido fácil, mas o pior já passou, apesar de termos muito trabalho pela frente.

 Enfrentamos momentos de muita dificuldade, que nos deixou muito entristecido e oprimido, mas superamos isso tudo, com o comprometimento daqueles que fazem parte do governo, em sua grande maioria, pessoas comprometidas, que buscam um futuro melhor para a cidade, independente de cor partidária e questões políticas.

É gratificante ser bem recebido, também ouvimos as reclamações e as criticas por fazerem parte de todo processo, vamos trabalhando. 

Republicanos RJ – Entre as frases que você sempre diz, destacamos: “Lutar pelos nossos objetivos é mais que gestão: é missão”. Por que esta afirmação?

Prefeito Renatinho Vianna – Eu fui vereador de oposição no governo passado. A gestão passada ficou oito anos usurpando nossa cidade. Mesmo tendo extrema ligação com o governo do estado na época, tendo as portas abertas, dilapidaram o patrimônio público, venderam o patrimônio público. Arraial do Cabo não foi preparada para o futuro.

Pegamos uma batata quente na mão, sabíamos que iria ser difícil, mas não no nível que pegamos.  O pior são as dívidas da gestão passada, aqueles que tiveram algum interesse contrariado, ou que imaginavam que compartilharíamos na nossa gestão com algum ato fora da lei da legalidade. Nós impedimos, e agora estão todos contra nós, mas tenho a plena convicção, de  que estas pessoas não estão preocupadas com o futuro do nosso município. Tampouco com as próximas gerações, estão preocupadas com os seus interesses, com as suas pretensões e colocam Arraial do Cabo sempre em último plano.

 Republicanos RJ – Estamos às portas de 2020, como avalia a sua gestão como prefeito de Arraial do Cabo?

Prefeito Renatinho Vianna – Faltando um ano para as eleições, nós estamos trabalhando muito, é claro que a cobrança de parte da população é muito grande, até por desconhecimento de causa. Se você me abordasse no ano de 2017 ou no início de 2018, sobre a reeleição, nos estaríamos mergulhados em um desânimo mesmo, em relações à pretensões. Nós pretendíamos apenas trabalhar e arrumar a casa, como temos feito, mas conseguimos.

Hoje estamos mergulhados em otimismo e animação, apesar dos contratempos e obstáculos, estamos dispostos a continuar trabalhando e arregaçando as mangas em buscar a reeleição sim.  Até porque os grupos que hoje pretendem disputar a prefeitura são aqueles mesmos, que dilapidaram o patrimônio público, prejudicaram e muito Arraial do Cabo e nós estamos trabalhando por todo tempo perdido, por toda dificuldade de enfrentamos e cada dia mais animado, rumo a 2020, se Deus quiser.

Republicanos RJ – Em seu discurso de posse você disse que deveria ser julgado no final do seu mandato, e não pelo início. Mantém esta afirmação? 

Prefeito Renatinho Vianna – Hoje a nossa cidade é uma cidade organizada, limpa. Claro que temos problemas, mas trabalhamos sempre para avançar e vencer. Temos a plena convicção que estamos no caminho certo e muitos tem observado isso, o cidadão de bem tem observado isso.

A oposição tem que existir, mas tem que acontecer de forma responsável e coerente, tem aquela falsa oposição, mal intencionada.

Estamos trabalhando, tenho certeza que dias melhores virão e muitas coisas boas e positivas estão por vir. No fim do nosso legado de oito anos, nós vamos deixar conquistas concretas para a nossa cidade. E quem vai ganhar com isso, com certeza, será sempre a cidade de Arraial do Cabo e a população. Vamos à luta e Deus sempre estará no controle. Deus abençoe a todos, grande abraço.

Texto: Tharcia Duarte

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.