Prefeitura do Rio lança Campanha de Vacinação contra a Raiva com atendimento a animais da região
Fique Ligado | | agosto 30, 2017 em 5:12 PM
A- A+

Com a meta de vacinar, pelo menos, 500 mil cães e gatos em toda a cidade, a Prefeitura do Rio lança, nesta quarta-feira (30/08), a campanha “Se liga, bicho! Raiva é caso sério”. Elaborada pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação desse ano tem uma novidade: acontecerá em cinco sábados, um dia em cada região do município, para facilitar a chegada do serviço à população. Para celebrar o início da campanha, será oferecida vacinação de cães e gatos na frente do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da prefeitura, para os moradores do entorno.

O lançamento oficial da campanha será no auditório do CASS, com o evento “Dia D Contra a Raiva” que, entre outras atividades, terá o I Simpósio de Raiva Animal. Conduzido por especialistas em zoonoses, o encontro é voltado a profissionais vinculados à rede pública de saúde e vai tratar de temas como a situação epidemiológica da raiva no Brasil; profilaxia; e a raiva animal no estado e no município do Rio.

Este ano, serão cinco postos itinerantes em comunidades de difícil acesso, além de 679 fixos (somando os cinco dias da campanha), todos funcionando das 8h às 17h nos dias 2 e 23 de setembro, 7 e 21 de outubro e 18 de novembro.

Para a vacinação, os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo precisam estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer até 36 horas após a aplicação. A subsecretária de Vigilância Sanitária Márcia Rolim ressalta que a raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, incurável e com índice de letalidade próximo a 100%:

– Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, e a única maneira de controlar essa doença é com a vacina. Por isso a importância da participação na campanha, que é gratuita com doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. Mesmo sob controle no Rio, a prefeitura segue investindo em campanhas por conta da cidade ter um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus. Vale ressaltar que não temos registros de casos da doença em humanos há mais de 27 anos.

A subsecretária Márcia Rolim alerta que, caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, o local ferido deve ser imediatamente lavado com água e sabão neutro. Em seguida, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber os primeiros cuidados e o encaminhamento para um dos postos que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Outra medida é, sempre que possível, isolar o animal por dez dias, acompanhando o grau de manifestação da doença e registrando o local onde habita.

Primeiro sábado

No dia 2 de setembro a campanha acontece nos bairros da Saúde, Gamboa, Caju, Santo Cristo, Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Tereza, Zona Sul, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá.

Segundo sábado

No dia 23 de setembro, a campanha contemplará os bairros de Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçú, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo.

Terceiro sábado

No dia 7 de outubro, a campanha será nos bairros de Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena, Pechincha, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Grumari.

Quarto sábado

No dia 21 de outubro, a vacinação antirrábica será em Senador Camará, Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo.

Quinto e último sábado

A campanha termina no dia 18 de novembro, com vacinação em Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguaratiba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba.

Os endereços de todos os postos estão disponíveis no site da Vigilância Sanitária.

 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.