Prefeitura de Barra do Piraí e CMDCA promovem IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
PRB nos Municípios | outubro 19, 2018 em 2:17 PM
A- A+

A Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram, nessa quarta, 17, a IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no ginásio da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), na Vila Suíça, e contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e políticas, entre elas, a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Patrícia Viana Vieira. O tema central versou sobre a proteção integral, a diversidade e o enfrentamento das violências, e teve como palestrante o membro do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA), Carlos André Moreira dos Santos.

A Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente tem por objetivo geral mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas à afirmação do principio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

Segundo a presidente do CMDCA, Daniella Maria de Oliveira, sendo um espaço amplo de democrático, se faz necessária a “reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias, que apontam diretrizes a várias políticas setoriais envolvidas”.

“Por isso, reunimos diferentes secretarias e organismos sociais, para que o debate fosse feito de maneira macro. Nosso maior desafio, hoje, é decidir e implementar prioridades para o público infanto-juvenil.  E acreditamos que este seja, realmente, um espaço efetivo de participação, controle social e de conquista de direitos”, frisa.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, enfatizou a necessidade de ampliação de propostas conjuntas, no sentido de aumentar, não somente o debate, mas a aplicabilidade de projetos junto ao público alvo. “Hoje, estamos aqui debatendo idéias, conflitando as mesmas. Mas, amanhã, precisamos agir em prol dos nossos ‘pequeninos’ e indefesos. Nossas crianças e adolescentes necessitam de um olhar mais afetivo sobre si; e isto vem das mãos do Poder Público e da sociedade civil, que precisa estar, verdadeiramente, organizada”, pondera.

Já o prefeito Mario Esteves relembrou que, quando assumiu a gestão, viu que existiam verbas para serem destinadas a instituições de assistência a crianças e adolescentes, e pediu agilidade no tocante ao andamento dos processos. “O Executivo atua desta maneira: vendo saídas aos recursos que estão à disposição da população. E, quando percebemos que havia esse montante, em parceria com o CMDCA, analisamos os projetos e torcemos para que levem adiante suas propostas. Parcerias assim que precisam ser firmadas, bem como com a atuação das secretarias no trato a este público alvo, tão necessitado de assistência”, completa Mario Esteves.

Durante o evento, fizeram apresentações os alunos da escola Estadual Municipalizada Maria Aparecida Pêgas Pereira, do Bairro Roseira; e do grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), da Califórnia. Além disso, houve a palestra de Carlos André Moreira dos Santos, conselheiro Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, sobre o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Fonte: Prefeitura de Barra do Piraí

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.