Oficina Interlegis reúne público diversificado no Rio de Janeiro Participantes de instituições públicas e privadas compareceram ao evento que teve apoio do senador Eduardo Lopes
Destaques, Eduardo Lopes, Notícias | Abril 12, 2018 em 10:11 AM
A- A+

 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) está promovendo, no Rio de Janeiro, a Oficina Interlegis/Câmara Verde. As palestras tiveram início, nesta quarta-feira (11), na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Amanhã (12), as palestras continuarão e, na sexta (13), haverá o Encontro Interlegis, às 10h, com a participação do senador Eduardo Lopes.

Um público diversificado compareceu: servidores da Assembleia, das Câmaras Municipais de São Gonçalo, Cabo Frio, Porciúncula, Engenheiro Paulo de Frontin e da Prefeitura do Rio. Representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  e da Universidade Federal do Rio (UniRIO), e assessores do gabinete do senador Eduardo Lopes.

“As duas iniciativas são do senador com o apoio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O Programa Interlegis é voltado para a modernização legislativa do país. Fazemos estas ações em função de solicitações das Câmaras via senador”, explicou o diretor-executivo do Instituto, Francisco Biondo.

Na programação da Oficina ‘Câmara Verde’, palestras foram ministradas por Mário Viggiano e Danielle Abud, servidores do ILB, sobre sustentabilidade, acessibilidade e compras sustentáveis com o objetivo de orientar sobre as aquisições de produtos e serviços com selo verde e de empresas ambientalmente corretas.

“Uma oficina voltada para as casas legislativas de todo o país, mas que o Rio de Janeiro está tendo o privilégio de inaugurar. É a primeira oficina realizada com um produto novo do programa Interlegis, que tem o objetivo de ajudar as Câmaras a ter um olhar ambientalmente correto”, explicou o senador Eduardo Lopes.

Na programação, os participantes terão como conteúdo: noções gerais de sustentabilidade, acessibilidade e construções sustentáveis,  além da oportunidade de elaborarem um modelo de Plano de Logística Sustentável (PLS), dividido em eixos temáticos, como serviços de impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, construções e áreas verdes. O documento fornece ainda subsídios para que os gestores públicos possam adequar os atos administrativos a demandas socioambientais.

O arquiteto, especialista em condições sustentáveis e um dos facilitadores de aprendizagem da oficina, Mario Viggiano,  comentou que o objetivo é disponibilizar aos integrantes das Assembleias e Câmaras Municipais oficinas de sustentabilidade, focando no plano de gestão de logística.

”Precisamos dar o primeiro passo para um país transformado. É fundamental que o maior número de pessoas transformem suas rotinas, colocando as questões sustentáveis em prática, nas compras, construções, consumo no dia a dia, entre outros”, explicou.

 

Encontro Interlegis terá a presença do senador Eduardo Lopes

Na próxima sexta-feira (13),  ocorrerá o Encontro Interlegis com a participação do senador Eduardo Lopes e do deputado estadual André Ceciliano.

O diretor-executivo do Instituto, Francisco Biondo, apresentará o Programa Interlegis com a palestra ‘O ILB/Interlegis e a modernização do Legislativo’. O consultor legislativo, Arlindo Fernandes Oliveira, falará da questão eleitoral e os marcos da próxima eleição com a palestra: ‘Eleições 2018 e suas disciplinas legais’. O arquiteto Mario Viggiano apresentará o tema ‘Sustentabilidade no Legislativo’.

Saiba como se inscrever, CLIQUE AQUI!

Ascom PRB RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.