Niterói aprova mandato participativo e popular do vereador Ricardo Evangelista
Destaques, Entrevistas | novembro 11, 2019 em 12:07 PM
A- A+

É fácil encontrar o vereador Ricardo Evangelista (Republicanos) nos bairros do município de Niterói, onde cumpre o seu primeiro mandato. Ele afirma que é nas ruas, ouvindo as pessoas, atendendo em seu gabinete e atento às redes sociais que encontra a inspiração para os projetos em favor da população.

O trabalho tem agradado principalmente por se referir a demandas populares, mas de relevância, como cobrar dos hospitais de Niterói os registros de nascimentos de crianças portadoras da síndrome de Down.

Em entrevista ao Republicanos RJ, Ricardo Evangelista contou que é recordista de trabalho na Câmara: “Com projetos de lei, requerimentos e indicações apresentadas, faço um mandato participativo e estou sempre prestando contas dos resultados”, afirmou.

ENTREVISTA

REPUBLICANOS RJ – O senhor tem indicado e acompanhado diversas obras nos bairros de Niterói. Como é a relação de proximidade com as regiões mais distantes do centro da cidade?

Vereador Ricardo Evangelista – Nosso gabinete está todos os dias na rua, ouvindo problemas e buscando soluções. Visito pessoalmente os bairros e comunidades. E também recebo mensagens, fotos e vídeos, denunciando as reclamações que são encaminhadas à Prefeitura. Sem essa dinâmica diária, trabalhando desde o início da manhã até o fim da noite, não teríamos colhido os frutos que já beneficiaram milhares de niteroienses.

REPUBLICANOS RJ – O senhor tem incentivado o esporte nas escolas e a melhora da qualidade das merendas. Conte como essas propostas podem melhorar a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos? 

Vereador Ricardo Evangelista- Uma atividade esportiva tão popular nas praias de Niterói, como o futvôlei, pode colaborar para a saúde e o desenvolvimento das nossas crianças. E esta é uma das maiores preocupações do meu mandato. Também sou autor de vários projetos de lei que melhoram a qualidade da merenda, com a proibição da oferta de embutidos, a inclusão de carne de peixe e cereais, a entrega de merenda nas férias escolares, além de aulas de segurança no trânsito para crianças e adolescentes. Ações importantes e, muitas delas, já aprovadas pelas comissões temáticas da Câmara Municipal de Niterói.

REPUBLICANOS RJ – Recentemente o senhor apresentou o Projeto de Lei Nº 00170/2019, que cobra dos hospitais de Niterói os registros de nascimentos de crianças portadoras da síndrome de Down. Que objetivos o senhor pretende atingir com essa proposta?

Vereador Ricardo Evangelista – Precisamos saber quantas crianças nascem com a síndrome de Down em Niterói, para criarmos políticas públicas eficientes e ajudar essas famílias a encontrar tratamentos adequados para o melhor desenvolvimento dos seus filhos. Isso tudo depende dos dados dos hospitais que, infelizmente, ainda não estão disponíveis para a formulação propostas públicas. Uma realidade que vamos mudar em breve.

REPUBLICANOS RJ – Como o senhor tem contribuído para o combate à violência em Niterói?

Vereador Ricardo Evangelista – Apesar de não ser uma atribuição constitucional nossa, sou um dos vereadores que aprovou o pagamento de auxílio financeiro aos policiais militares que ajudam a patrulhar as ruas de Niterói. Medida que já reduz significativamente os índices de violência em vários bairros.  Defendo que as famílias de vítimas da violência recebam apoio da Prefeitura. Especialmente quando temos estudantes morrendo a caminho da escola. Por isso, propus que nesse momento de luto a Prefeitura pague os custos do velório dos alunos da rede municipal, que eventualmente forem vítimas da violência que ainda assola nossa cidade.

Republicanos RJ- Fale um pouco sobre os projetos que promovem cursos para jovens?

Vereador Ricardo Evangelista – Acredito que a educação e o emprego são ferramentas importantes que combatem a violência com mais eficácia. Graças ao pedido dos moradores dos bairros de Fátima, Barreto, Cantagalo, Engenho do Mato, Jurujuba, Largo da Batalha, Badu, Parque da Colina, das comunidade Preventório, Sítio de Ferro e Cavalão, entre outros, estamos levando cursos e oportunidades de trabalho para centenas de jovens carentes.

REPUBLICANOS RJ – A luta pelos direitos dos consumidores se tornou uma das bandeiras do seu mandato. Cite alguns projetos que o senhor apresentou:

Vereador Ricardo Evangelista – São várias ideias, como o Projeto de Lei nº 194/17, que torna obrigatório, em todos os supermercados de Niterói, carrinhos de compras adaptados para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. Também propomos a criação de um “Poupa Tempo Cidadão” em Niterói, para facilitar o atendimento e a solução de problemas apresentados pelos moradores.

REPUBLICANOS RJ – O senhor também é o autor de alguns projetos direcionados às mulheres, idosos e gestantes?

Vereador Ricardo Evangelista – Sim, o que proíbe o atendimento aos idosos, gestantes, mulheres com crianças até cinco anos de idade, deficientes físicos e visuais no segundo piso das agências bancárias de Niterói. Esse último foi aprovado em três comissões temáticas e deve ser discutido em breve no plenário. São ideias simples, mas que melhoram em muito a vida dos cidadãos. 

REPUBLICANOS RJ – O governador Wilson Witzel esteve em Niterói, anunciando uma reforma completa no Hospital do Fonseca. Quais serão os benefícios dessa reestruturação?  

Vereador Ricardo Evangelista – Agora o Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, tem uma emergência moderna com sete leitos exclusivos para o atendimento aos pacientes com trauma, um leito de contingência, além de cinco leitos para os casos clínicos e outros dois para trauma infantil; sala de sutura, posto de observação médica e farmácia satélite exclusiva para a emergência. Sempre que um paciente, vítima de trauma grave, for levado ao Azevedo Lima por equipes de resgate, haverá contato prévio com a unidade para que a área de trauma receba informações referentes às condições do paciente.

REPUBLICANOS RJ – Como avalia o seu mandato e o que a população pode esperar do seu trabalho como vereador?

Vereador Ricardo Evangelista – Defender sempre os valores da família. Propus a proibição do ingresso de crianças e adolescentes em exposições com conteúdo explícito em Niterói. Meu gabinete também apresentou um dos projetos mais relevantes quando o assunto é violência doméstica. Quero que as mulheres vítimas de agressão tenham prioridade nos programas habitacionais de Niterói, para que elas possam logo construírem um lar seguro.

REPUBLICANOS RJ – Qual recado o senhor deixa para a população fluminense?

Vereador Ricardo Evangelista – Confiar no trabalho coletivo da política é confiar que juntos podemos construir uma sociedade melhor. Luto diariamente por essa ideia. Sou recordista de trabalho na Câmara, com projetos de lei, requerimentos e indicações apresentadas. Faço um mandato participativo e estou sempre prestando contas dos nossos resultados. Sou grato pela confiança dos eleitores, e não tenho medo de debater ideias ou confrontar autoridades em benefício da população. Junte-se a nós e vamos transformar ainda mais Niterói.

ASCOM Republicanos RJ

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.