Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana
Notícias, PRB Juventude | fevereiro 1, 2016 em 8:54 AM
A- A+
jovens-propoem-melhorias-e-solucoes-durante-o-1o-congresso-nacional-do-prb-juventude-foto-cedida-30-01-16-01

Jovens presentes no 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana participaram de uma série de palestra e debates que abordaram temas diversos de interesse da sociedade.

São Paulo (SP) – Os jovens presentes no 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana participaram, nesta tarde de sábado (30), de uma série de palestra e debates que abordaram temas diversos de interesse da sociedade. No plenário principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os ouvintes conferiram a apresentação do professor Leonardo Barreto, de Brasília, que explanou sobre a importância da participação dos jovens nas decisões públicas. “Oxigenação é preciso, porém a oxigenação apenas dos nomes que hoje estão no poder não é a solução. Acreditar nisso trará apenas frustração”, disse. Ele defende que para uma verdadeira transformação é necessário, também, a oxigenação das ideias e da forma de se fazer política.

Jovens propõem melhorias e soluções durante o 1º Congresso Nacional do PRB JuventudeEntre uma pergunta e outra feita pelos estudantes e jovens presentes, Barreto esclareceu que democracia não é apenas voto mas também visibilidade. “Por que não podemos usar a internet como espaço de debate? Por que as decisões precisam ser tão verticais?”, questionou levando o público à reflexão. O professor destacou que a transformação na política é um processo incremental, ou seja, um trabalho constante onde cada geração deve fazer a sua parte. Barreto incentivou, ainda, que os jovens cobrem retorno das atividades apresentadas ao longo da tarde. “As propostas apresentadas hoje por vocês devem ser levadas a sério”, enfatizou.

Após a palestra, os alunos foram encaminhados ao ciclo de debates. Cerca de mil jovens foram divididos em quatro salas para discutirem os temas educação e trabalho; esporte e cultura; segurança, mobilidade e território; e soluções para corrupção. A metodologia foi a mesma para cada uma das discussões. Os coordenadores estaduais do PRB Juventude assumiram o papel de mediadores e apresentaram temas para análise. Para encerrar a atividade, elaboraram e apresentaram propostas de soluções.

No módulo de educação e trabalho, a principal preocupação foi encontrar processos que facilitem a inserção dos jovens no mercado. Segundo Rodrigo Schmegel Gomes, de Gravataí (RS), empresas deixam de efetivar estagiários tendo em vista apenas a questão financeira. Ele define essa ação como um ciclo vicioso. “Os estagiários são dispensados e substituídos por novos estagiários. Raramente é oferecida oportunidade de reconhecimento como trabalhador que já possue certa experiência”, falou. Para garantir que os estagiários tenham melhores condições e segurança, a proposta de Gomes foi o estabelecimento de legislação que defina contratação que com vínculo e direitos empregatícios assim como acontece com aqueles profissionais contratados pelas normas da CLT. Já para os jovens que optaram por debater cultura, o desejo maior foi de descentralizar as atividades culturais do centro para as comunidades.

Esta foi a primeira edição do Congresso Nacional da Juventude Republicana. Os líderes deste movimento e autoridades do cenário político prestigiaram o evento e se pronunciaram sobre a iniciativa.

Texto: Fábia Zuanetti / Ascom PRB São Paulo
Foto: Alison Leite e Lucas Campos
Fonte: PRB Nacional

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.