Guarda Municipal inicia segunda fase da operação Volta às Aulas Ronda Escolar retoma patrulhamento e ações socioeducativas em apoio às escolas municipais
Fique Ligado | fevereiro 11, 2019 em 2:41 PM
A- A+

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) iniciou, às 7h desta segunda-feira (11/02), a segunda fase da Operação Volta às Aulas, com a retomada do patrulhamento e das ações socioeducativas realizadas pelo Grupamento de Ronda Escolar (GRE) em apoio às escolas da rede municipal de ensino. A ação conta com trabalho especial de boas-vindas em escolas localizadas no Centro e nas Zonas Norte, Sul e Oeste da cidade. A operação de trânsito, realizada para minimizar impactos na fluidez e promover o ordenamento do tráfego, começou no dia 4 de fevereiro, com o início das aulas nas escolas particulares.

Nesta primeira semana de aulas da rede municipal, as equipes de patrulheiros realizarão trabalho preventivo com foco na promoção da segurança dos alunos, distribuindo folhetos para pais e alunos com dicas de segurança, como a orientação para não falar com pessoas estranhas ou entrar em veículos desconhecidos. As equipes de atividades lúdicas e palestras também atuarão nas boas-vindas, contando com a participação do Lápis do Conhecimento e dos mascotes Justo e Linda, personagens empregados nas ações socioeducativas da Ronda Escolar.

– A operação volta às aulas é desenvolvida em duas frentes. Temos o esquema de trânsito com agentes atuando nas principais vias com grande concentração de escolas particulares desde a semana passada, dando todo o apoio e orientação os pais e motoristas para fazer o embarque e desembarque rápido e evitar congestionamentos. A partir desta segunda-feira, a Ronda Escolar está retornando com as atividades diárias realizadas pelos patrulheiros nas escolas, além de palestras e teatralização sobre diversos temas, e a distribuição de folhetos com dicas e orientações de segurança – explicou a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.

A Ronda Escolar é a principal frente da GM-Rio para interação com a comunidade escolar e atende regularmente às escolas do município com ações diárias dos patrulheiros, além das atividades socioeducativas. O patrulhamento preventivo no entorno e no interior das unidades de ensino é realizado com foco no atendimento a chamados emergenciais das direções das escolas, como nos casos de alunos acidentados, pessoas suspeitas no entorno das unidades escolares e ainda em casos de brigas entre alunos.

Já as atividades socioeducativas são realizadas com palestras e atividades lúdicas. Voltadas para o primeiro segmento, as atividades lúdicas tratam temas como a convivência sem violência, o combate à dengue e orientações para o trânsito, visando incentivar o desenvolvimento da cidadania entre as crianças. As palestras, voltadas para os adolescentes, abordam desde questões relacionadas à sustentabilidade até prevenção às drogas e à violência. Também são realizadas palestras para o corpo docente e para os pais e responsáveis.

A solicitação de palestras e atividades lúdicas deve ser realizada por meio de ofício dirigido ao comandante do grupamento. O documento pode ser encaminhado pelos e-mails palestragre.gmrio@gmail.com e ludicagre.gmrio@gmail.com.

Ônibus da Liberdade – Com a volta às aulas, a GM-Rio também retomou a operação especial em apoio ao programa Ônibus da Liberdade, que beneficia cerca de 9 mil alunos de 361 unidades escolares da Zona Oeste. Lançado em março de 2018, o programa da Secretaria Municipal de Educação proporciona transporte gratuito para alunos de escolas em áreas onde os ônibus operam com intervalos que não atendem à necessidade de deslocamento dos estudantes. Guardas municipais fiscalizam o embarque e o desembarque dos alunos; orientam a travessia e atitudes seguras no trânsito, estimulando a conscientização de alunos, dos responsáveis e também dos motoristas; prestam auxílios diversos contribuindo inclusive para o aumento na sensação de segurança no entorno das unidades escolares.

Ações de trânsito – Iniciadas no dia 4 de fevereiro, as ações de trânsito contam com 41 guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET), atuando exclusivamente na fiscalização e na orientação do trânsito nos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial, as particulares que registram maior movimento de veículos. O agentes orientam os motoristas e auxiliam na travessia de alunos para dar fluidez ao tráfego, distribuídos em pontos estratégicos de 37 escolas nos horários de entrada e saída. Entre os corredores estão a Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (colégio Andrews); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (colégios Militar e Pedro II); e Rua Araguaia, na Freguesia (colégios Guarriga e Primus).

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.