Glossário do TSE explica expressões utilizadas pela Justiça Eleitoral
Destaques, Notícias | fevereiro 17, 2020 em 1:55 PM
A- A+

Com a proximidade das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas em outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou, em seu site, o Glossário Eleitoral Brasileiro para facilitar o entendimento dos termos e expressões utilizadas pela Justiça Eleitoral. 

Com mais de 300 verbetes em ordem alfabética, a ferramenta explica conceitos e definições sobre os processos e sistemas eleitorais brasileiros, que além de informar, ajuda a conscientiza cidadãos, políticos, estudantes e pesquisadores sobre a importância do voto no processo político do país.

Palavras não tão comuns como “boqueiro”, entre outras tantas, são explicadas pelo serviço desenvolvido pelo Tribunal. Segundo o Glossário, “boqueiro” é o profissional de pesquisa de opinião pública que indaga dos eleitores, após a votação, o nome do candidato ou partido em que tenham votado. Essa atividade permite, por exemplo, elaborar a previsão do resultado das eleições nos sistemas eleitorais majoritário e pluralitário [proporcionais].

Ao acessar ao glossário, também vai ser possível o eleitor saber a definição de um palanque eletrônico, que é a forma alternativa de divulgação de propaganda político-partidária, realizada por meio de telões ou outros recursos audiovisuais assemelhados, de modo a prescindir da presença do candidato no palanque político.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (Arco), com informações do TSE

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.