Fumaça da Ibrame é motivo de audiência pública solicitada por Vaninho
Fumaça da Ibrame é motivo de audiência pública solicitada por Vaninho
Parlamentares em Ação | julho 16, 2018 em 8:59 AM
A- A+

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Itatiaia, realizada na última quinta-feira (5), o vice-presidente Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), solicitou que a Câmara realize com urgência uma Audiência Pública para que a empresa IBRAME (Indústria Brasileira de Metais) possa esclarecer definitivamente os gases emitidos. Não só o vereador, mas também diversos moradores já presenciaram a fumaça preta saindo de um dos fornos da empresa o que causa preocupação para com a saúde das pessoas, dos trabalhadores e principalmente, o Meio Ambiente.

Vaninho, que é membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, usou a palavra da liderança do partido para oficializar o pedido e defender a necessidade de discutir o assunto em uma Audiência Pública com todos os órgãos envolvidos. “Por diversas vezes nós reclamamos, nós oficializamos, inclusive, nós visitamos a empresa, mas não obtivemos nenhuma resposta. Moradores também já fizeram reclamações sobre a fumaça que a Ibrame joga no ar, mas também não consegue um posicionamento claro por parte da empresa”, disse Vaninho.

Outra questão abordada pelo vereador, de acordo com informações obtidas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi que não existe outorga para captação da água. Por sua vez, a Ibrame informou que a água utilizada na empresa é das Agulhas Negras. Vaninho pediu ao Presidente da Câmara que também oficialize a empresa Agulhas Negras, para esclarecer se houve prestação de serviço para Ibrame.

A Audiência Pública será realizada na primeira quinzena de agosto. O presidente da Casa, Vander Leite (MDB) garantiu apoio na realização da audiência.

Entenda

A IBRAME (Indústria Brasileira de Metais) inaugurou no dia 15 de março de 2014, em Itatiaia, a primeira indústria de laminação de vergalhão de cobre do estado do Rio de Janeiro. Mas desde quando começou a operar na cidade, a empresa tem preocupado os moradores devido a fumaça preta expelida pelo forno.

No mês de setembro de 2017, a Câmara de Itatiaia aprovou um requerimento nº 14/2017, de autoria do vereador Vaninho (PRB), solicitando esclarecimentos sobre a atividade da empresa. O documento encaminhado à Prefeitura pede esclarecimentos das licenças ambientais expedidas a empresa IBRAME, cuja licença de operação expedida pelo INEA expira em 11/11/2018.

Já no dia 10 de maio de 2018, Vaninho participou de uma reunião com a diretoria da empresa. Na oportunidade, Vaninho cobrou do Luis Osvaldo Pastore, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Metais (IBRAME), esclarecimentos sobre os gases emitidos pela empresa.

Na ocasião, participaram da reunião os vereadores: Vander Lei Gomes; Eduardo de Almeida; Andrea de Carvalho; José Ferreira, João Márcio; Alexandre dos Santos e Anderson Luis. O secretário de Meio Ambiente, Valter Lucio, também esteve presente.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.