Dia Internacional da Juventude é celebrado com sessão na Câmara
Destaques, Notícias | agosto 12, 2019 em 3:37 PM
A- A+

A abertura do Seminário Nacional de Jovens Líderes foi marcada com a realização de sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (12), para celebrar o Dia Internacional da Juventude. A solenidade foi proposta pelos deputados federais Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) e Ossesio Silva (PRB-PE) e reuniu lideranças e autoridades de todo o país.

O seminário está sendo promovido pelo PRB Juventude em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB) e reúne coordenadores do movimento de todo o Brasil. Durante dois dias de imersão de conhecimento, 12 e 13 de agosto, serão promovidas palestras sobre segurança digital, inovação e tecnologia, empreendedorismo, órgão de representação da juventude brasileira, planejamento estratégico, comunicação, educação, mobilização, marketing político e liderança.

Sessão solene

Os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos jovens foram elencados pelo coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, em sua explanação. Segundo ele, ainda há uma vasta discriminação com os mais novos em função da idade e muitas vezes são considerados “inconsequentes ou incompetentes”, além de serem penalizados pela falta de oportunidades. “Sabemos das dificuldades da juventude e o quanto são discriminados. Muitos não têm direito ao trabalho devido à falta de experiência. Mas isso vai acabar, pois a era tecnológica está aí e é a juventude quem domina esse assunto”, disse.

Já o republicano Ossesio Silva alertou sobre aumento expressivo de jovens que não estudam e nem trabalham que, segundo ele, carece de reflexão urgente. “A desigualdade social e a falta de oportunidades contribui e incentiva os jovens a desistirem dos estudos”, alertou o deputado, ao frisar que a situação se agrava quando está relacionada aos jovens negros. Para ele, é imprescindível investir em educação de qualidade para mudar esse cenário. “A inserção da juventude no mercado de trabalho só será possível por meio de uma educação de qualidade. A educação é a base de tudo e precisamos trabalhar duro para que os nossos jovens sejam bem preparados para que possam conduzir o país”, completou.

A participação dos jovens como força de transformação foi um dos assuntos abordados por Julio Cesar Ribeiro em pronunciamento no plenário. “Temos a consciência de que para construir uma sociedade pacífica e coesa exige a participação do jovem”, disse. O republicano citou, ainda, a frase de Franklin D. Roosevelt: “Nem sempre podemos construir um futuro para a nossa juventude. Mas podemos construir nossa juventude para o nosso futuro”.

O presidente nacional do PRB e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (SP), falou do orgulho dos movimentos PRB Juventude e PRB Mulher. “São as duas militâncias mais relevantes no PRB. Portanto, quero dizer quanto mais jovens tiverem envolvidos com as políticas públicas e com a política partidária, muito mais podemos avançar nos desenvolvimentos social e econômico do nosso país, pois o jovem traz vigor e ideias para a inovação”, disse.

Marcos Pereira ressaltou, ainda, que os jovens são o futuro próximo da nação e frisou a necessidade da expansão do conhecimento nas áreas tecnológicas, pois em 20 anos, 60% das profissões existentes não existirão mais devido a revolução tecnológica. “Precisamos cuidar dos jovens, pois isso é uma perspectiva para o futuro nessa fase da indústria 4.0, das novas tecnologias. Temos que preparar nossos jovens para que possam ser o futuro da nossa nação”, acrescentou.

Jayana Nicaretta, secretária nacional de Juventude, também prestigiou a solenidade e apresentou o balanço das ações da pasta ao longo dos 200 dias de governo em prol do público de 15 a 29 anos. Segundo ela, “a 4º Revolução Industrial é uma das metas da pasta, assim como a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, as novas competências e adaptações”. Nicaretta destacou que o Brasil tem acompanhado de perto as nações mais desenvolvidas e alertou sobre a necessidade de acompanhar a tendência. “Precisamos avançar juntos. Se não andamos juntos e buscarmos atualização, ficaremos para traz”, concluiu.

Programação

No período da tarde, os jovens republicanos se reúnem para uma imersão de conhecimento com várias palestras no Auditório José Alencar na SEP Sul 713/913, edifício CNC Trade, Asa Sul, em Brasília. Fazem parte da programação palestras sobre Fake News com o presidente nacional do PRB e vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira; Smart Cities com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Guto Ferreira; Empreendedorismo e Melhoria do Ambiente de Negócios no Brasil, a ser apresentada pelo ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e atual secretário de Planejamento de Roraima, Marcos Jorge; e SNJ e Programas do Governo para os Jovens, com Jayana Nicaretta.

Nesta terça-feira (13), a programação segue com as palestras Juventude e Metamorfose; Comunicação Institucional e Redes Sociais; O Futuro da Relação Trabalho/Escola; Diário de Classe; Novos e Velhos Desafios do Marketing Político; e Construindo o Sucesso.

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

Tags: ,
Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.