Dia do Servidor: administração municipal é recheada de “Histórias Que Inspiram” Programa destaca trajetórias de perseverança e sucesso
PRB nos Municípios | outubro 26, 2018 em 2:22 PM
A- A+

Vania Domingos (à direita na foto acima) começou a trabalhar na Comlurb como gari, em 1998. O primeiro desafio foi manter limpo o Aterro do Flamengo. O trabalho duro não a impediu de manter o foco nos estudos. Formou-se em Serviço Social e se especializou depois em Gestão Estratégica de Pessoas. De 2013 a 2017, gerenciou a Divisão de Controle de Pessoal. Hoje, de volta ao operacional, é gerente da Divisão da Pavuna. A carreira dela na Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro é uma das “Histórias Que Inspiram”, iniciativa que reuniu 115 trajetórias de funcionários municipais como forma de homenagear a categoria pelo Dia do Servidor, comemorado neste domingo, 28 de outubro. Vania foi uma das seis servidoras que participaram de um café da manhã com o prefeito Marcelo Crivella nesta sexta, 26, e puderam compartilhar com ele e com os secretários municipais da Casa Civil, Paulo Messina, e da Fazenda, Cesar Barbiero, suas vivências vencedoras.

– Para cada um de nós há um alvo proposto. E é preciso que a gente edifique a nossa trajetória sobre a rocha. Assim são essas lindas histórias de servidores. Histórias simples, verdadeiras, que mostram o quanto é mais importante ser do que ter. São histórias que nos inspiram mesmo, e é assim que vamos vencer a crise – disse Crivella, à mesa do café da manhã, encantado com os relatos que ouviu.

Foram dez anos até subir à gerência, e Vânia narrou seu caminho com muito bom humor:

– Nunca imaginei um dia tomar café com o prefeito da minha cidade – contou, para gargalhada geral. – Como gari, você não imagina dar um salto tão grande. Mas eu sabia que poderia crescer na Comlurb e via que a empresa me dava oportunidades. Acreditei, trabalhei. Esse é o caminho – descreveu, sorridente.

ORIGEM HUMILDE E SUCESSO NO ESPORTE

O mesmo ano de 1998 que marcou o início de Vania na Comlurb é o do começo de Marylin Cezar da Silva (à esquerda na foto de abertura da reportagem) na Guarda Municipal. Ela atua junto a escolas, na equipe de atividades lúdicas, que leva às salas de aula temas como convivência sem violência, segurança no trânsito e combate à dengue. Também homenageada no café da manhã no gabinete do prefeito, Marylin foi a única mulher guarda municipal a participar, no ano passado, dos Jogos Mundiais de Polícia em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. É também a única pentatleta do país na categoria acima de 40 anos, e treina nas folgas para o Mundial de Pentatlo Moderno (modalidade que reúne provas de hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida), em 2019.

– Vim de comunidade carente e conquistei muita coisa. Deus me dá oportunidade de ajudar pessoas, como guarda municipal. Nas escolas, vejo as crianças e me enxergo nelas, numa volta ao passado. Eu consegui, e elas também podem conseguir – afirmou, com olhos marejados e voz embargada.

O programa “Histórias Que Inspiram” é uma iniciativa de vários segmentos da administração municipal, dentre eles a Fundação João Goulart (FJG), ligada à Secretaria municipal de Fazenda e voltada ao aprimoramento das lideranças e à gestão por resultados na Prefeitura. A Casa Civil também participa, com suas gerências de Valorização do Servidor e de Comunicação Corporativa e com a assessoria especial de Atendimento ao Servidor.

– O que esses servidores vêm mostrar é o caminho que percorreram, com ética e dedicação. Essa é a mensagem mais bonita que deixam para todos – destacou o secretário Paulo Messina, da Casa Civil.

O secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, lembrou que acompanhou o nascimento do programa:

– Fico feliz de ter vivenciado o começo dele, de ter contribuído com a ideia – disse.

ONDE ENCONTRAR OS DEPOIMENTOS

Os 115 relatos inspiradores dos servidores municipais estão disponíveis, na íntegra, no Portal do Servidor, na web. E também espalhados em 46 pontos de murais no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), a sede da administração municipal, na Cidade Nova.

– Tem muita gente boa e competente dentro dessa vastidão de servidores municipais. Há talentos na nossa Prefeitura que não ficam devendo nada ao pessoal das multinacionais, por exemplo – destacou o presidente da FJG, José Moulin Netto.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.