Delegada da Polícia Civil é a mais nova filiada do PRB
Destaques, PRB Mulher | junho 10, 2019 em 10:39 AM
A- A+

O primeiro dia do VII Encontro Nacional de Coordenadoras do PRB Mulher, que começou nesta quinta-feira (6), trouxe ao time das republicanas mais uma integrante. A delegada de Polícia Civil, Dra. Juliana Amorim que também  é coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) no Estado do Rio de Janeiro, filiou-se ao PRB e ingressou no time do movimento feminino do partido.

Com a filiação recebida pelo secretário nacional do partido, Evandro Garla e pela coordenadora  nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), as presentes conheceram a história da delegada que luta diariamente pela não violência à mulher nas DEAM’s.

A delegada e recém-filiada, contou mais sobre o desejo de fazer parte da família republicana e o porquê da decisão: “A filiação é um desejo de muito anos. Acompanho o partido e a deputada Rosangela Gomes, há muito tempo. Dentro da Polícia Civil, nós trabalhamos muito na questão da polícia cidadã e como coordenadora das Delegacias de Atendimento à Mulher, também fazemos o trabalho para que a mulher vítima de violência tenha um atendimento humanizado e seja realmente acolhida. Queremos avançar nas políticas públicas para as mulheres, por isso estou aqui”, ressaltou a republicana.

Para Rosangela Gomes, cada filiação conquistada, deve ser comemorada, porque isso mostra o crescimento do partido e, consequentemente, da representatividade feminina. “Nós não somos um clube de luluzinhas, com todo o respeito, aqui nós trabalhamos com o direito. É por isso,  que o nosso objetivo é termos mais representações, mais filiações de mulheres que queiram estar engajadas na política porque é somente assim que conseguiremos mudar a história. Nós precisamos avançar, essa é a palavra de ordem e por esse avanço, dou muitas boas-vindas à nossa mais nova filiada, dra. Juliana Amorim”, disse a republicana.

Já o secretário nacional do partido, Evandro Garla, acredita que esses avanços demonstram o que o partido quer cada vez mais ampliar  a participação ativa das mulheres na política, “Ressaltamos todas as vezes o quanto a participação feminina é importante e que, como diz o nosso presidente Marcos Pereira, as mulheres não são cotas no nosso partido. É uma honra participar deste momento e dar boas-vindas à mais uma mulher do time republicano”, finalizou.

Na luta contra a violência à mulher 

A nova filiada, engajada na luta contra a violência à mulher, encerrou  o ciclo de palestras  no segundo dia do VII Encontro Nacional de Coordenadoras. Na oportunidade, a republicana falou sobre o trabalho desenvolvido na instituição que atua, onde combate a violência doméstica e o feminicídio.

Juliana de Amorim explicou a importância do acolhimento à vítima: “Em 93% dos casos onde foram pedidas medidas protetivas, as vítimas não foram assassinadas. Ou seja, é um dispositivo que é eficaz. É importante que nós autoridades estejamos preparados para acolher essa mulher, por isso há a necessidade constante de capacitação dos policiais das DEAMs com o foco no atendimento humanizado. O militar precisa ter a consciência que ele não pode gerar uma violência institucional, que é causada pelo agente público”.

Em 2018, o Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou que no Rio, quatro mulheres foram agredidas por hora, ocorrendo 71 feminicidios e 288 tentativas. Desses números, 62% dos feminicídios ocorreram dentro da casa das vítimas e 56% eram companheiros e ex-companheiros delas. “ Coordeno 14 delegacias, um número muito pouco para atender 92 municípios. Hoje em dia o consenso é que em briga de marido e mulher, a sociedade mete a colher. E a polícia tem o dever de agir”, disse a delegada.

Texto e foto Ascom PRB Mulher Nacional

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.