Crivella entrega nova frota de máquinas da Comlurb
Destaques, PRB nos Municípios | fevereiro 28, 2019 em 11:29 AM
A- A+

Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou nesta terça-feira (26/02), no estacionamento do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a nova frota de máquinas da Comlurb. Esses equipamentos serão usados na melhoria das condições sanitárias e ambientais de comunidades e áreas públicas da cidade.

– Quando a gente faz uma obra como essa na Lagoa e quando a gente contrata equipamentos para a limpeza urbana, pode não ser uma marca de governo como a construção de grandes obras como arenas, uma vila olímpica ou um Museu do Amanhã, mas não deixa de ter uma importância extraordinária. Se não tivermos máquinas como essas, nossas comunidades carentes vão ficar entulhadas de lixo. Nas chuvas, esse lixo vai entupir nossos bueiros ou sujar nossa cidade. Nós já recolhemos por dia 10 mil toneladas de lixo. Somos 6,5 milhões de habitantes, portanto é 1,5kg per capita, precisamos de ajuda mecânica. Acho que marca de governo, mais do que grandes obras que muitas vezes deixam um custeio tremendo depois de prontos, é a marca da austeridade, da honestidade, do compromisso com os reais interesses do nosso povo – disse Crivella.

EQUIPAMENTOS DA COMLURB

Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio

São 37 novas pás carregadeiras contratadas pela Comlurb em pregão eletrônico, sendo 16 compactas, com capacidade de operação de até 818 quilos, e 21 articuladas, de até 1.800 quilos. Além disso, estão sendo locados 13 reboques, necessários para facilitar a mobilidade das pás compactas. Os equipamentos serão utilizados nas operações de remoção e limpeza de resíduos em ruas, praças e terrenos baldios, principalmente em comunidades, mas também em bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste. Eles ficarão em 28 gerências operacionais da companhia, em pontos estratégicos, para garantir o rápido deslocamento a qualquer área da cidade.

O novo contrato, com duração de 24 meses, inclui os operadores terceirizados das pás, combustível, lubrificante, manutenção e seguro. Entre as diversas vantagens em relação ao equipamento anterior, as pás carregadeiras articuladas são mais silenciosas, rápidas, com baixo impacto sobre o meio ambiente, trocas suaves de marchas e cabine mais espaçosa e confortável.

Já as pás carregadeiras compactas são preparadas para executar as tarefas mais pesadas, grande capacidade de levantamento e comandos ergonomicamente posicionados para uma melhor performance. Todas as 37 máquinas têm ar-condicionado e um moderno sistema de monitoramento por GPS, com transmissão de dados e atualizações a cada 30 segundos, com o objetivo de facilitar a fiscalização da rota por parte da Comlurb.

As máquinas estarão equipadas com dois dispositivos de segurança: alarme sonoro, ativado automaticamente quando acionada a marcha a ré, e sinalizador rotativo de 360°, na capota, ligado toda vez que o equipamento estiver em operação. Eles são fundamentais para garantir a segurança dos garis que estejam em torno do equipamento e de pessoas passando próximo. Além disso, as pás contam com controle de velocidade e de freadas e informações sobre a rota definida para a atividade.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

 

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.