Crivella dará nome de vereadora Marielle Franco a escola em Guaratiba

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) decidiu, nesta quinta-feira (15), dar o nome de vereadora Marielle Franco a uma escola que será inaugurada nos próximos meses em Guaratiba, na Zona Oeste. A parlamentar foi brutalmente assassinada na noite passada no Estácio, Zona Norte da cidade. Crivella fez o anúncio antes de detalhar o Plano de Recuperação da Rede Municipal de Ensino. A reforma das unidades escolares terá um investimento de R$ 200 milhões provenientes de empréstimo com a Caixa Econômica Federal.

A escola que terá o nome de Marielle Franco está com cerca de 70% da obra concluída. A unidade abrirá vaga para mais mil alunos na rede pública municipal, aumentando para quatro mil o número de crianças atendidas no complexo escolar da Estrada do Magarça, em Pedra de Guaratiba. Outras três unidades passarão por reforma e ficarão como novas.

Antes da visita às escolas, Crivella pediu um minuto de silêncio em homenagem à vereadora morta. O prefeito já tinha decretado luto oficial de três dias. “Estamos todos horrorizados, todos nós repudiamos o homicídio brutal que sofreu a nossa Marielle Franco, que na sua trajetória representou bem a superação, as virtudes de coragem, de bravura, de espírito público, de solidariedade da mulher carioca. Ela vai ser homenageada pela Prefeitura, vamos dar o nome dela a uma escola que está sendo concluída, em quatro meses vai estar pronta, em Pedra de Guaratiba, mostrando a seus assassinos que eles não foram capazes de apagar o nome dela da História do Rio de Janeiro. Pelo contrário, o nome dela será perpetuado numa escola que representa bem as forças que ela na Câmara dos Vereadores exercia em favor do povo, em favor das crianças, dos direitos humanos, das denúncias que ela fazia da violência que sofria a população de baixa renda. Nesse momento em que estamos sofrendo uma intervenção é realmente paradoxal. A gente esperava ter mais segurança, mas essa segurança ainda não chegou. Espero que chegue logo, que a gente não tenha que amargurar o que estamos sofrendo agora – disse o prefeito na chegada ao Palácio da Cidade, em Botafogo, para cumprir sua segunda agenda pública do dia.

Crivella anunciou que os R$ 200 milhões serão usados para reformar 128 escolas e construir 11 novas unidades. Com o dinheiro serão compradas também 41 mil peças de conjunto mobiliário (mesas, cadeiras, quadros e outros) e instalados aparelhos de ar-condicionado em 100% das escolas da rede. Serão instalados ainda aparelhos de wi-fi nas unidades e vai haver melhora na conectividade com a internet, a partir de instalação de redes de banda larga.

“Ao longo de 2018, a rede municipal de educação vai dar um salto de qualidade na infra-estrutura das escolas”, destacou o secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin.

Durante a visita do prefeito, pais de alunos elogiaram a qualidade dos 600 mil kits de material escolar distribuídos pela Prefeitura este ano. “Veio de primeira”, disse um deles, ao conversar com o prefeito. “A melhoria das escolas é uma grande vitória, e tem sido uma luta difícil. Ano passado tivemos recursos caindo e uma crise grande, mas priorizamos o que tínhamos que priorizar”, disse Crivella.

Legenda:  – Edvaldo Reis/Prefeitura do Rio

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.