Coordenadoras do PRB Mulher dos municípios do Sul-Fluminense são empossadas
Destaques, PRB Mulher | junho 1, 2015 em 4:52 PM
A- A+

DSC_0265 (Copy) (1)

A posse das coordenadoras do PRB Mulher dos municípios da região Sul-Fluminense aconteceu na Câmara Municipal de Barra do Piraí, neste último sábado (30). O evento ocorreu em dois momentos: na primeira parte do encontro, o presidente estadual do PRB/RJ, Eduardo Lopes, destacou a importância da participação feminina na política.

“A questão da mulher não pode ficar no discurso. Queremos realmente que vocês sejam eleitas. O espaço da mulher no PRB não é apenas para preencher cotas, mas para que sejam representantes desta causa”, afirmou ele, que anunciou Baltazar, pré-candidato à Prefeitura de Barra Mansa, e o coordenador político da região Sul-Fluminense, Mario Esteves, pré-candidato a prefeito de Barra do Piraí, nas próximas eleições.

DSC_0164 (Copy)

Mario Esteves agradeceu a confiança e destacou a participação das mulheres no processo eleitoral. “Irei encarar este desafio com muita garra e determinação. Quero contar com a presença de todas vocês neste desafio. As mulheres são muito importantes para o processo democrático deste país, pois possuem um olhar político diferente dos homens, e isso contribui para que possamos ter uma cidade melhor.

O PRB tem condições de fazer três vereadoras e pode ser alguém presente aqui hoje”, disse.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, Monteiro de Jesus (PRB), enfatizou a necessidade de empoderar as mulheres. “Há oito anos não temos uma representante nesta Casa de Leis, não temos uma Delegacia de Mulheres (Deam) e na área da saúde também há sérias deficiências. Faltam exames e equipamentos básicos. A única maneira de mudar esta situação é com a participação das mulheres na política”, alertou.

DSC_0100 (Copy)A coordenadora Nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes, aproveitou a ocasião para fazer uma prestação de contas do mandato. “Em apenas três meses, nós conseguimos aprovar dois projetos muito importantes para as mulheres. O primeiro é o Projeto de Lei Complementar 13/15, que visa a assegurar o uso do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios. O outro é o de nº 347/2015, que altera a Lei Maria da Penha e prevê a inserção de um inciso ao parágrafo primeiro do artigo 12, para que passe a ser obrigatória a informação sobre a condição da pessoa com deficiência vitima de agressão doméstica”, contou.

Posse das coordenadoras

Na segunda rodada do evento, a mesa foi composta pela coordenadora Estadual do PRB Mulher Rio de Janeiro, vereadora Tânia Bastos, a coordenadora do PRB Mulher da região Sul-Fluminense, Edna Rodrigues, e a esposa do presidente Estadual do PRB-RJ, Rosana Lopes. A vereadora Tânia Bastos abordou os vários tipos de papéis da mulher na sociedade.

“Especialistas da área de recursos humanos apontam que uma das principais características da liderança feminina é a capacidade de ouvir. Somos preparadas para lidar em diferentes realidades e situações em diversos ambientes, por isso, devemos ampliar a nossa participação nos espaços de poder e decisão. O PRB Mulher é uma grande oportunidade, estamos à disposição de todas”, afirmou.

DSC_0198 (Copy)Em seguida, Rosana Lopes conclamou as mulheres para conhecer mais a legenda. “Somos um partido ficha limpa. Somos 10 e queremos ter vocês conosco”, afirmou.

Edna Rodrigues agradeceu a participação de todas as presentes. “Cada coordenadora aqui é muito importante para nós. Este ano é especial, pois teremos muitas conferências. Por isso, peço que procurem os órgãos que cuidam das mulheres nas cidades de vocês, pois nós participaremos destes eventos com nossas ideias e sugestões”, disse.

A coordenadora de Barra do Piraí, Alexandra Oliveira, também fez uso da palavra. “As mulheres e jovens são as maiores vítimas da criminalidade no município. Hoje temos uma juíza que concede proteção para as mulheres. Isso não acontecia antes quando tínhamos um juiz. Por isso que devemos participar da política, porque podemos fazer a diferença na vida de outras mulheres”, contou.

A secretária do PRB Mulher-RJ, Alexandra Carvalho, também fez coro com a republicana. “Venha nos conhecer. Somos um partido que realmente valoriza a mulher”, concluiu. Logo após, ela leu o juramento e as coordenadoras Cristina Dias (Paraíba do Sul), Marisa de Paula (Volta Redonda), Silvana Lobo (Barra Mansa), Maria Aparecida dos Santos (Pinheiral), Alexandra Oliveira (Barra do Piraí), Ana Cláudia Braga Bastos Rodrigues (Vassouras) e Andréia Pereira de Souza (Mendes) foram empossadas.

Por Vanessa Santana
Fotos: André Barbosa

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.