Com 134 jovens eleitos em todo o País, PRB mostra força da juventude republicana
PRB Juventude | novembro 1, 2016 em 1:08 PM
A- A+
jovens-eleitos-prb-eleicoes-municipais-foto-ascom-27-10-2016

Com o resultados das eleições municipais, o PRB Juventude conseguem vitórias importantes em todo o Brasil

Brasília (DF) – O resultado do 1º turno das eleições 2016 revelou mais uma importante conquista do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Além de eleger 1.604* vereadores e 106 prefeitos, a sigla contará a partir de janeiro de 2017 com mais jovens nas câmaras municipais e prefeituras em várias cidades. Dados da coordenação nacional do PRB Juventude relevam que foram eleitos 125 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos com idade entre 15 e 29 anos em todo o País – faixa etária definida pelo Estatuto da Juventude.

O estado de maior destaque é Minas Gerais com 30 jovens eleitos, seguido por São Paulo com 17, Maranhão tem 16; Rio Grande do Norte aparece com 10 republicanos eleitos e Bahia, Paraná e Tocantins com seis representantes cada para as câmaras municipais.

Outro dado importante é a relação percentual de jovens entre os eleitos em cada estado. No caso, Santa Catarina aparece em primeiro na lista com 24% de representantes da juventude entre os vereadores que conquistaram mandatos para próxima legislatura. Rio Grande do Norte tem 22% e Roraima é o terceiro do ranking com 14% de jovens do total de parlamentares que assume o cargo a partir de 1º de janeiro de 2017.

Para o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, o resultado das eleições 2016 demonstra que o partido acredita no poder de transformação dos jovens. “Acreditamos que a política é o caminho para dias melhores e esses jovens estão agora empoderados com a ferramenta de transformação social. A população ganha muito com isso, pois os jovens eleitos não querem apenas fazer parte de um partido político, eles desejam, acima de tudo, poder atuar no avanço dos seus municípios”, afirmou.

Estão na lista, também, jovens que foram campeões de votos. Dos 139 candidatos do PRB que foram os mais votados em suas respectivas cidades, 11 são do PRB Juventude. Esse foi o caso do motoboy Teco Paixão, que tem 29 anos e conquistou uma vaga para Câmara Municipal de Pacaraima, em Roraima, no último dia 2 de outubro. Já em Maracaçumé (MA) a jovem eleita foi a estudante de medicina Rillary Maxime de apenas 20 anos e que agora tem pela frente a responsabilidade de representar os interesses da população e, principalmente, da juventude.

Entre os eleitos, está o jovem Leonardo Caldas de Milagres do Maranhão (MA), eleito o prefeito mais jovem do Brasil. Ele tem apenas 21 anos e terá pela frente a missão de administrar o município de pouco mais de 8.300 habitantes a partir de janeiro de 2017. Em entrevista concedida à Agência PRB Nacional, ele afirmou conhecer os desafios, mas está disposto a fazer o melhor. “Sei que a responsabilidade é mesmo grande, mas a gente tem que ter coragem para enfrentar. Sei que não vai ser fácil, mas tenho uma força de vontade enorme em ajudar as pessoas de minha cidade a ter uma vida melhor”, declarou.

Outro republicano eleito foi o médico Mário Lucena, de 28 anos, que comandará os destinos da Aquidabã (SE) pelos próximos quatro anos. O município é o maior produtor de abacaxi do estado e o republicano tem pela frente o desafio de melhorar os índices educacionais e ampliar o atendimento de saúde à população. “A saúde será uma das principais prioridades. Como médico, tenho uma responsabilidade maior na saúde, pois a conheço muito bem. Quero acompanhar diretamente, e de perto, a Saúde do município”, afirmou o prefeito eleito.

Nas lista dos jovens que conquistaram mandato para as câmaras municipais temos a índia Érica Negarotê da cidade mato-grossense de Comodoro. Ela pertence à etnia Nambiquara e passa a ser a primeira indígena eleita na história do município. “Eu nasci e cresci na aldeia. Cresci vivenciando a situação do povo indígena. Até então, eu não sabia falar o português e tive dificuldades para aprender. Com o passar do tempo, também fui analisando que os indígenas não são tratados com igualdade, motivo pelo qual decidi entrar na política”, disse.

O PRB Juventude está presente e organizado em 25 estados e em mais de 3 mil municípios e teve mais de 2.067 candidatos a vereador e 16 ao cargo de prefeito em 1.273 cidades brasileiras. O número foi cerca de 20% maior que em 2012, quando teve 1.670 nomes na disputa eleitoral.

Para os jovens eleitos, Renato pediu empenho para promover as mudanças que a política tanto precisa. “Desejo que todos façam um excelente mandato e que acima de tudo não se esqueçam dos princípios e valores republicanos, que são a ética, transparência, responsabilidade. Além disso, que nunca esqueçam que estão ali para servir o povo”,declarou o coordenador nacional.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

*TSE: 31.10.2016 às 9h

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.