Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de pessoas em Barra do Piraí
Destaques, PRB nos Municípios | outubro 24, 2018 em 3:54 PM
A- A+

Pela primeira vez na história, o município de Barra do Piraí viu uma passeata em favor da conscientização a respeito da prevenção e tratamento contra o câncer de mama. Aconteceu, no domingo, 21, a 1ª Caminhada Outubro Rosa, que percorreu várias ruas do Centro da cidade, com o objetivo de levar a mensagem do cuidado com a saúde às mulheres. A proposta foi organizada pela Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Nova Saúde, em parceria com a iniciativa privada. Segundo os organizadores, mais de 400 pessoas participaram do movimento.

Mês dedicado ao combate e à prevenção contra o câncer de mama, outubro tem despertado a atenção dos poderes público e privado com relação a iniciativas que visam, sobretudo, diminuir casos desta doença, que acomete milhares de mulheres em todo o mundo. Em Barra do Piraí, trabalhos de conscientização, como palestras e exames preventivos e mamografias estão sendo desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégias de Saúde da Família (ESF), bem como no Departamento de Saúde da Mulher.

Não obstante a esses serviços, a Nova Saúde também decidiu ampliar os serviços, com uma iniciativa inédita, chamada de Caminhada Outubro Rosa. A proposta surgiu, conforme disse o secretário da Nova Saúde, Juberto Folena de Oliveira Júnior, da necessidade de promover atividades saudáveis junto ao público feminino, o mais atingido pelo câncer. Sobre o evento, o gestor elogiou a participação popular e garantiu novos movimentos como este nos próximos meses.

“Mais do que caminhar pelas ruas da cidade, viemos mostrar a importância do autoexame, das formas como se pode evitar o câncer de mama; e uma delas é a atividade física.. O câncer, por si só, já causa um grande espanto naqueles que o desenvolvem; imagem o de mama, por exemplo, que mutila o corpo feminino de uma forma assustadora. Necessitamos de eventos como esse no sentido de promover a prevenção”, frisou o secretário, relembrando que, aos primeiros 250 presentes, foram distribuídos camisas, viseiras e garrafinhas de água.

Durante o evento, os participantes aderiram à marcha com suas famílias inteiras. A dona de casa, Eliete Palmeira, disse que ficou muito contente com a realização de um evento como este. “A gente se sente mais amparada quando vê o Poder Público nos direcionando um olhar como o que foi visto hoje. Eu tinha tudo para ficar dentro de casa, sentada, esperando pelo acaso da vida. Porém, vi a necessidade de estar aqui, movimentando e caminhando pela vida, pelas mulheres e contra o câncer de mama”, completa.

Quem aderiu ao evento, e puxou a caminhada, foi o prefeito Mario Esteves, que enalteceu a presença de todos, dando ênfase ao apoio da iniciativa privada, que abraçou a idade. Para o chefe do Executivo barrense, atitudes como a da caminha “mostram a força que vem da população, que deseja e anseia, não somente, por investimentos, mas pela consciência cidadã e social contra riscos como o câncer em todas as esferas”.

“Serviu como exemplo, principalmente, a adesão das mulheres. Nós, homens, não temos muito a preocupação com nossa saúde, nosso corpo. Mas, este evento mostrou que o câncer se combate, sobretudo, com o autoexame. A próxima investida, neste sentido, é a do novembro, que é dedicado à consciência e combate ao câncer de próstata. Parabéns, homens, mulheres, crianças e jovens; todos nós, que devemos buscar por esta consciência geral”, pontua o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Barra do Piraí

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.