Bancada feminina do PRB na Câmara vai lutar pela ampliação da mulher em decisões políticas
Deputada Federal Rosângela Gomes, PRB Mulher | fevereiro 3, 2015 em 9:47 AM
A- A+
bancada-feminina-do-prb-tia-eron-rosangela-gomes-foto-roberto-ribeiro-02-02-15-04

Tia Eron e Rosangela Gomes são as mais novas representantes do PRB na bancada feminina da Câmara dos Deputados

Brasília – O Partido Republicano Brasileiro (PRB) fez história ao eleger sua primeira bancada feminina que atuará na Câmara dos Deputados. As estreantes Eronildes Vasconcelos, também conhecida como Tia Eron (BA), e Rosangela Gomes (RJ) foram empossadas para a 55º Legislatura (2015-2019), neste domingo (1º), durante cerimônia realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

bancada-feminina-do-prb-tia-eron-rosangela-gomes-foto-douglas-gomes-02-02-15-03Nas eleições de 2014, em todo o Brasil foram eleitas 51 deputadas federais, seis a mais em comparação ao pleito passado, o que representa um aumento de 10%. Com o PRB não foi diferente: Eron Vasconcelos foi eleita na Bahia com 116,9 mil votos e é a campeã de votos entre as mulheres em todo o Estado. Já a republicana Rosangela Gomes recebeu a confiança de 101,6 eleitores e foi a 2ª mulher mais bem votada no Rio de Janeiro. As duas integram o Top 15 parlamentares mais bem votados em seus respectivos estados.

O líder nacional do PRB, Marcos Pereira, destaca que “a mulher no partido não é uma cota, e sim uma necessidade. Não é uma exceção, é a regra”. “Essa vitória foi fruto de um planejamento estratégico, muito trabalho e a ampliação de filiações, e sobretudo, o PRBapresentou propostas que vão ao encontro dos interesses públicos”, disse. Pereira também elencou que a experiência parlamentar das duas republicanas as credenciam para atuar no Legislativo Federal.

bancada-feminina-do-prb-rosangela-gomes-foto-douglas-gomes-02-02-15-02Rosangela Gomes, que também é coordenadora Nacional do PRB Mulher, destaca que embora a bancada feminina tenha obtido um crescimento de 10%, em relação ao pleito passado, o resultado, ainda, é muito ínfimo e não foi suficiente para equilibrar a representação entre mulheres e homens no Legislativo Federal.  “Nos sentimos orgulhosas de fazermos parte desse quantitativo, mas ainda é muito pouco diante de uma população eleitoral majoritariamente feminina. Isso significa que precisamos trabalhar muito mais”, disse.

A republicana destaca que uma das metas do PRB é ampliar a representação feminina. Um avanço apontado pela parlamentar é a participação da mulher nas propagandas partidárias. Rosangela Gomes acrescenta, ainda, que a bancada feminina do PRB vai lutar pelo equilíbrio de gêneros nas casas de leis. “Queremos é justiça e estar na condição de igual. Mas para que isso aconteça, o certo seria que a principal Casa de Leis deste país, que é a Câmara Federal, não tivesse cota de gênero, e sim a metade das cadeiras exclusivas para as mulheres”, argumenta.

bancada-feminina-do-prb-tia-eron-foto-douglas-gomes-02-02-15-01Tia Eron é a primeira mulher do PRB a assumir uma presidência Estadual.  Ela falou que um dos desafios da nova bancada feminina é assegurar nas casas legislativas de todo o país espaço para que as mulheres possam participar das decisões políticas. “Nosso compromisso é fazer com que tantas outras mulheres possam participar de debates políticos e ter voz ativa. Queremos garantir que os assentos nas casas legislativas sejam ocupados por mulheres. Na atual legislatura, as mulheres representam apenas 10% de todo o parlamento federal, pois temos apenas 51 mulheres deputadas federais. No entanto, isso não nos impedirá de atuar efetivamente, pois não nos primamos por números e sim pela qualidade”, finaliza.

Perfil

Rosangela Gomes – Nascida e criada em Nova Iguaçu, Rosangela Gomes, 48 anos, é formada em Direito e pós-graduada em Direito Público e Políticas Públicas. Foi vereadora em Nova Iguaçu por três mandatos (2000-2010) e elegeu-se deputada estadual. É coautora da lei que estende a lei de cota nos concursos públicos estaduais, outrora restrita ao Poder Executivo, para os poderes Legislativo, Judiciário, MP e TCE. Nas eleições de 2014, a republicana Rosangela Gomes foi a terceira deputada federal mais bem votada em Belford Roxo e Nilópolis, a quarta em Nova Iguaçu, São João de Meriti e Magé. Foi eleita a deputada federal para a 55º Legislatura (2015-22019) com 101,6 mil votos, sendo a segunda mulher mais bem votada no Estado do Rio de Janeiro.

Tia Eron – Negra, de família simples e nascida na Vila América, comunidade humilde da avenida Vasco da Gama, em Salvador, Eron começou sua história política ainda bem jovem. Em 2000, foi eleita vereadora pela primeira vez, pelo Partido da Frente Liberal (PRF), hoje Democratas. Tia Eron garantiu lugar na Câmara de Vereadores de Salvador quatro vezes consecutivas, sendo que desde 2011 já estava filiada ao PRB. É de sua autoria diversos projetos como: programa de cooperativas de hortas comunitárias; instituição normas para execução de obras no município; prioridade de matrícula para crianças cujas mães sofreram violência doméstica ou intrafamiliar; criação de Plano Municipal de Prevenção às Consequências das Chuvas; indicação ao prefeito e ao governador para inserção de matéria extracurricular sobre a Lei Maria da Penha e do combate à violência doméstica e intrafamiliar na grade da rede púbica, do estado e do município, dentre outros. Em 2014, Tia Eron saiu como candidata a deputada federal pela Bahia e foi eleita com 116,9 mil votos, sendo que em Salvador, a parlamentar recebeu 67,1 mil votos.

Por Laize Andrade – Agência PRB Nacional

Colaborou: Eulla Carvalho – FRB

Foto 01: Roberto Ribeiro | Fotos 02, 03 e 04: Douglas Gomes

Fonte: PRB10.ORG.BR

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.