Autêntico e combativo, Pedrinho ADL defende gestão inovadora em Barra do Piraí (RJ)
Entrevistas | | março 13, 2017 em 1:30 PM
A- A+

O parlamentar tem atuado em várias áreas no município, com destaque para saúde, educação e respeito à diversidade

O entrevistado da semana é o republicano Pedro Fernando de Souza Alves, conhecido na cidade como “Pedrinho ADL”, que está no 3º mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Barra do Piraí (RJ), município distante 100 km do Rio de Janeiro. Além disso, por onde anda, ele é lembrado como o vereador que adora usar roupas na cor rosa, inclusive todo o material de campanha e nas redes sociais é na mesma tonalidade.

Professor de Contabilidade na cidade, Pedrinho tem duas graduações: Ciências Contábeis e Pedagogia, além de pós-graduação em várias áreas, com destaque para Políticas Públicas, Gestão Escolar e Parapsicologia.

Entre as prioridades para este mandato estão a melhoria do sistema de saúde, a modernização do abastecimento de água e os projetos que visam melhorar a qualidade de vida do povo. Confira a entrevista na íntegra, concedida à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – A que você atribui esse histórico vitorioso em três eleições consecutivas?
Pedrinho ADL – Primeiramente em sempre falar a verdade, sendo sincero com as pessoas e não comprar votos. Eu não quero estar na câmara comprando as pessoas, tenho que estar num lugar pela questão da meritocracia e do reconhecimento. Dessa forma, sinto que a população de Barra do Piraí, por ser um município de aproximadamente 100 mil habitantes, é uma cidade que o vereador tem uma proximidade muito grande com as pessoas e essa situação faz com que o representante precise exercer um mandato eficiente para conquistar a confiança das pessoas. Essas pessoas são conquistadas com trabalho, sinceridade e estar sempre me colocando a serviço do bem-estar da sociedade.

 

O parlamentar tem atuado em várias áreas no município, com destaque para saúde, educação e respeito à diversidade

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, quais são as prioridades do município para esses próximos quatros anos?
Pedrinho ADL – Eu nem falo em quatros anos, pois são prioridades para ontem. A saúde está agonizando e precisando de recursos e muito trabalho para melhorar. Nós temos três hospitais que são: A Cruz Vermelha – que atende pacientes terminais; o Hospital Maria de Nazaré – que é a parte de obstetrícia e pediatria; e a Santa Casa – que trata de casos de alta complexidade e por conta disso concentra uma dívida de R$ 25 milhões. É uma dívida, pode se dizer, impagável. Lá existem sete leitos de UTI, só que apenas quatro funcionam porque três dos respiradores ou ventiladores mecânicos não estão funcionando por falta de recursos. As pessoas estão morrendo. Apesar de receber recursos do Sistema Único de Saúde, a Santa Casa recebe 750 mil reais da prefeitura, mas esse dinheiro não está dando para pagar funcionários, os insumos, manter UTI e outras despesas contínuas. Entre outras demandas sociais como educação, infraestrutura e geração de emprego e renda.

 

Agência PRB Nacional – Os outros hospitais são municipais?
Pedrinho ADL – Nenhum hospital em Barra do Piraí é municipal. A Santa Casa é filantrópica, mas a Constituição diz que a saúde e educação são de responsabilidade do Estado, no caso o município, vez que não tem um hospital municipalizado, a incumbência de gerar saúde para as pessoas é dele também e, por isso, tenho dedicado meu mandato para resolver esses problemas, buscando recursos em Brasília com os deputados federais e também com o governo do estado.

 

Agência PRB Nacional – O que foi possível fazer pela população nos seus dois mandatos anteriores?
Pedrinho ADL – Atuei para colocar mais médicos no Pólo de Emergência da Santa Casa. Entendo que isso é decisão discricionária do município, mas como não o fez, apresentei os projetos autorizativos colocando mais médicos para atender o povo. Tem outra questão que até me deixa frustrado ao falar: conseguimos aprovar um projeto que determinava a realização de laqueaduras e vasectomias na rede municipal, mas a prefeitura não colocou em prática sob a justificativa que não têm dinheiro e sequer médicos especialistas para realizar as cirurgias. Eu já fiz denúncia até ao Ministério Público para fazer a lei ser cumprida. Barra do Piraí não tem uma política pública voltada para essa questão. No resumo, digo com segurança que, querendo ou não, fui o vereador que mais apresentou projetos nesses dois últimos mandatos, inclusive, vários deles foram aprovados.

 

Agência PRB Nacional – Quais as outras áreas que você tem atuado para ajudar as pessoas?
Pedrinho ADL – Na verdade, eu atuou em todas as áreas porque entendo que, enquanto vereador, não tenho que escolher uma determinada área para atuar. Eu digo que sou um vereador combativo e ciente do meu dever. Quando as pessoas chegam no meu gabinete, elas não saem sem respostas para os problemas mais variados que existem. Lá, nós temos problemas na área de obras municipais, parte de serviço público e de saúde, nem se fala, porque está em primeiro lugar. Temos ainda a parte de assistência social, já colocando para você que eu não sou um assistencialista, sou um vereador que fiscaliza e legisla, mas nada impede de eu dar as orientações sobre os serviços prestados pela prefeitura e atuar como agente facilitador de reconhecimento de direitos.

 

Agência PRB Nacional – Qual sua expectativa para seu novo mandato na câmara e também com a gestão do prefeito Mario Esteves?
Pedrinho ADL – As expectativas se resumem em contribuir para que Barra do Piraí tenha uma gestão moderna, eficiente e empenhada em promover as mudanças necessárias para melhorar a vida do povo. Os governos que passaram pela prefeitura eram arcaicos, com pessoas de mentes fechadas como um repolho. Eu vejo o prefeito Mario Esteves de forma diferente. É aquela questão: os prefeitos que lá estiveram são do estilo Gabriela: eu nasci assim, cresci assim e vou ser assim. Eles não estavam abertos a inovações. Temos muito trabalho pela frente, mas acredito que temos algumas prioridades como a reforma das unidades básicas de saúde, criação das estratégias de saúde da família e melhoria de todos os aspectos da cidade. É preciso colocar pórticos nas entradas principais do município, fazer uma parceria público-privada na questão do abastecimento de água, que é super precário no município, trocar a rodoviária que é no centro da cidade e colocá-la num lugar mais afastado para melhorar a mobilidade urbana. Mas, os prefeitos que passaram pela prefeitura não pensaram nisso. Dessa forma, eu vejo o Mario Esteves com as melhores perspectivas para o município, estarei ao lado dele para ser parceiro no que for é certo e contrário no que eu não veja um benefício direto à população.

 

pedrinho-adl-vereador-barra-pirai-rj-foto2-ascom-10-02-2017Agência PRB Nacional – Antes de ser vereador, chegou a ocupar outro cargo na administração pública?

Pedrinho ADL – Sim. Foi justamente por isso que sou conhecido na cidade como Pedrinho ADL. Essa sigla significa Agente de Desenvolvimento Local. Representei o Governo do Estado do Rio de Janeiro no período de 2003 a 2005, ou seja, era como se eu fosse o subgovernador na cidade. Eu observava os problemas e pontuava as soluções. Entre importantes conquistas que obtivemos, está a construção da nova delegacia da cidade. Antes a 88ª DP funcionava no centro da cidade com setor de carceragem. Além do risco muito grande às pessoas, a estrutura era velha e em péssimo estado de conservação. Observando que existia o projeto Delegacia Legal, pensei: Por que Barra do Piraí ainda não tem uma delegacia num lugar apropriado? Também conseguimos implantar a Faetec, que é a Fundação de Apoio à Escola Técnica no município e assim atender um vontade da população. O Instituto Médico Legal era numa sala no interior do cemitério Santa Rosa e eu montei um projeto mostrando para o governo que tínhamos condição de levar para Barra do Piraí o Posto Regional de Polícia Técnica Científica e tivemos êxito. O posto já está em funcionamento atendendo oito municípios da região.

 

Agência PRB Nacional – Então, veio daí o desejo de se candidatar e exercer o mandato de vereador?
Pedrinho ADL – Sim, com um detalhe: tudo meu é rosa. Meu gabinete, minhas roupas e todo meu material de comunicação. As pessoas não acostumam mais com uma roupa de cor comum. Às vezes que eu me vesti com outra cor, as pessoas me perguntaram: Por que você não está de rosa hoje? Inclusive, o terno da posse foi rosa.

 

Agência PRB Nacional – Por que essa preferência pelo rosa?
Pedrinho ADL – Quando eu iniciei minha trajetória como vereador, tive que disputar com 329 pessoas e qual o diferencial que eu encontrei? Colocar tudo na cor rosa porque o impacto era imediato. Com relação a isso, tenho uma atuação junto com os movimentos da diversidade do município e conto com apoio de todos os vereadores e, inclusive, do colega de partido, o pastor Monteiro.

 

Agência PRB Nacional – Os três mandatos conquistados na câmara foram pelo PRB?
Pedrinho ADL – Sim e digo mais, não pretendo trocar de partido. O PRB é um partido altamente organizado que trata a política com muita sinceridade e empenhado em promover transformações sociais em todo o território nacional.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.