Aprovada criação de Zona de Processamento de Exportação no Rio de Janeiro

O senador Eduardo Lopes se reuniu nesta quarta-feira (06), com o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, para participar da 22º reunião do CZPE, que decidiram pela criação da Zona de Processamento de Exportação de Açu. O decreto foi assinado e encaminhado à Presidência da República.

As ZPE são áreas de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas com produção voltada à exportação. Proposta pelo governo do estado do Rio de Janeiro, a área indicada para a ZPE fluminense está inserida no distrito industrial de São João da Barra em área contígua ao Porto do Açu. Com 182,2 hectares, a administração dessa Zona de Processamento deverá ser concedida à iniciativa privada, por meio de processo de licitação a ser levado a cabo após a edição do decreto de sua criação. Caberá ao vencedor a responsabilidade com os custos de implantação do empreendimento, orçados em aproximadamente R$ 40,6 milhões. “A criação da ZPE do Açu representa um momento histórico e relevante para o Rio de Janeiro”, disse o ministro Marcos Pereira.

De acordo com o senador Eduardo Lopes a aprovação é primordial para trazer desenvolvimento, emprego e renda para a região norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro que tem enfrentado altos índices de desemprego e queda na receita. “Trabalhamos muito nesse sentido pois, estamos preocupados e empenhados em sair dessa crise e a conquista da ZPE traz esperança de dias melhores para o Estado do Rio de Janeiro e especialmente para cidades como Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaperuna, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana e municípios próximos”, completou o senador.

Participaram também da reunião o deputado federal Júlio Lopes; e servidores da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e da Integração.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.