Alerj aprova projeto de Carlos Macedo que incentiva a produção rural e a agricultura familiar no Estado do Rio

Foi aprovado nesta quinta-feira(29/6), na Alerj, o Projeto de Lei do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ) que prioriza a inclusão de alimentos produzidos pelos produtores rurais fluminenses, no cardápio das entidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

O PL 4135/2018 define que unidades vinculadas às Secretarias de Estado, como Educação, Saúde, Segurança, Administração Penitenciária, entre outras, adquiram majoritariamente insumos produzidos pelos produtores rurais e pelos aquicultores – aqueles que produzem hortaliças ou qualquer outro alimento através do meio aquífero, como o pescado. Segundo Carlos Macedo, o projeto veio atender a uma demanda urgente do agricultor do interior do estado, devido à grande dificuldade de comercializar os seus produtos:

“Tenho andado pelo Estado do Rio de Janeiro, visitando propriedades e conversando com os produtores rurais. Tenho ouvido e visto choros e lágrimas de quem, até então, vinham passando necessidades devido à falta de incentivo e de motivação, por não terem quem compre a sua produção. Com esta iniciativa, esperamos promover mais justiça social e desenvolvimento econômico no campo”, ressaltou.

Presidente da Associação de Produtores Rurais e Aquicultores de Conselheiro Josino, em Campos dos Goytacazes, Sonia Maria Mendes afirma que a aprovação do projeto traz uma nova vida para as famílias rurais:

“Este projeto veio expor uma situação que estava chegando ao limite. O produtor não tinha mais motivação para plantar e colher, sabendo que o produto ficaria na roça, porque não tinha para quem vender. Nós não tínhamos mais perspectivas de melhorar porque não havia apoio e este projeto veio para mudar esse cenário”, disse.

Muito elogiado pelos deputados no plenário, o PL recebeu parecer favorável de todas as comissões concernentes à matéria:

“Parabenizo o deputado Carlos Macedo pela sensibilidade e por entender a importância de se valorizar a agricultura familiar, impedindo, ou pelo menos dificultando, o êxodo rural”, destacou o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Julianelli.

Carlos Macedo comemorou a vitória e ressaltou que é urgente o incentivo econômico nas áreas rurais, assim como valorizar o homem do campo, que se dedica a estas atividades:

“Nós precisamos manter o homem do campo, o produtor rural, naquilo que ele faz de melhor, que nos alimenta e nos traz saúde. Nós ainda temos muitas lutas pela frente. Quero agradecer e dizer que é uma satisfação enorme e que tenho orgulho desta Casa por esta aprovação. Mais ainda é saber que, nas nossas instituições, serão servidas refeições com alimentos locais, valorizando o produtor fluminense”, concluiu.

O projeto foi aprovado em discussão única e segue para sanção do governador do Rio de Janeiro.

Por Ascom Carlos Macedo.

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.