A Importância da Alimentação na Educação infantil
PRB Educação | Abril 4, 2014 em 10:11 AM
A- A+

Todos conhecem a importância de uma alimentação saudável, de uma alimentação balanceada e seus benefícios. Por isso na infância, crianças que estão na Educação Infantil devem ter uma alimentação saudável.

alimentacao-saudavelAs crianças com sobrepeso são em regra geral muito envergonhadas com o seu corpo. As crianças são a que menos conseguem combater este problema, não só porque têm vergonha do seu corpo mas também porque têm vergonha de fazer exercício à frente das outras crianças. A única forma de ajudar o seu filho é ajudá-lo a fazer exercício e a ter uma alimentação equilibrada.

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 54 é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente total gratuidade a vários serviços escolares entre eles a alimentação.

Em 1955 foi implantado o Programa nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como objetivo garantir a merenda escolar como um direito do aluno e um dever do Estado.

Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas a implantação da merenda nas escolas tem como objetivo atender as necessidades nutricionais do educando durante sua permanência na sala de aula, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Em um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicado em 2003, revela que para 50% dos alunos da região Nordeste, a merenda escolar é considerada a principal refeição do dia, e na região Norte esse índice sobe para 56%.

Boa alimentação se aprende na escola:

Sem gastar mais, quase todas as crianças brasileiras, de escolas publicas ou particulares, poderiam se alimentar de forma mais saudável.

Alem de não gerar mais custos os benefícios de hábitos saudáveis são incontestáveis. Mais saudável, as criança falta menos á escola, aprende mais e ganha menos com remédios.

Uma boa escola não ensina a criança se alimentar apenas na teoria, mas um bom hábito alimentar pode ser ensinado na prática.

Texto de Profª Dtª Bianca Barreira

Compartilhe
  • Tweet This!
  • Share on Facebook
  • Digg it!
  • Add to Delicious!
  • Stumble it
  • Subscribe by RSS
Posts Relacionados
Gostou deste artigo? Torne-se Fã do Portal no Facebook!

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

Leave a comment


www.prb10rj.com.br Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela ASCOM - RJ.